A Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) concedeu ao embaixador italiano Francesco Azzarello a prestigiosa medalha Tiradentes, a mais alta honraria fluminense e entregue a quem se destacou pela causa pública. O reconhecimento foi proposto pela deputada estadual Célia Jordão.
Essa medalha atesta a “solidez e profundidade das relações articuladas e diversificadas entre o estado do Rio de Janeiro e a Itália e o desejo comum de trabalhar para fortalecê-las ainda mais”, afirmou o embaixador em seu discurso de agradecimento.
“Em 27 de setembro, viajarei para Roma, onde retornarei ao Ministério das Relações Exteriores por três meses antes de me aposentar. Concluir minha fascinante e exigente missão no Brasil com esta medalha é um evento cheio de significado e emoções que levarei sempre comigo”, acrescentou Azzarello.
A cerimônia solene aconteceu no Palácio Tiradentes, após votação específica da Alerj, já que as condecorações geralmente são realizadas uma vez por ano, em 21 de abril.
O evento teve a presença de autoridades políticas, militares e científicas, além da comunidades ítalo-brasileira. (com dados da Ansa)