Início » Espanha tem obras de Modigliani

Espanha tem obras de Modigliani

07 de fevereiro de 2008 - Por Comunità Italiana
Uma exposição dedicada ao pintor italiano Amadeo Modigliani (1884-1920), que pela primeira vez aparece em diálogo com seus mestres e colegas, foi aberta no Museu Thyssen-Bornemisza, em Madri.
   
"Modigliani e seu tempo", que permanecerá aberta na capital espanhola até 18 de maio, reúne um total de 126 obras que analizam a trajetória artística do pintor desde sua chegada a Paris, em 1906, até sua morte.
   
As obras reunidas na exposição chegam de diversas coleções privadas, museus e instituições de todo o mundo, com destaque para "Rapaz com colete vermelho", de Paul Cézanne, emprestada pela National Gallery of Art de Washington.
   
"Essa exposição contextualiza, pela primeira vez, Modigliani em um diálogo contínuo com seus colegas, que eram o plano maior da arte contemporânea naqueles anos. O artista italiano soube juntar o melhor da tradição clássica com o melhor de todas as vanguardas", afirmou o curador da exposição, Francisco Calvo.
   
Seus retratos, nus, esculturas, desenhos e paisagens aparecem expostos junto a obras de grandes mestres que o influenciaram, como Pablo Picasso e Paul Cézanne, ou de seus amigos de Montparnasse, como Marc Chagall.
   
Destacam-se na exposição as salas com os nus femininos, que Modigliani cultivou desde seus primeiros anos em Paris, e as coleções de retratos, gênero ao qual se dedicou desde 1915 como principal meio de subsistência.
 
 
 
Fonte: Ansa 

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

Leia agora a edição 307

Edições 119

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 16h40
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.