Início » Escultura de bronze de Donatello retorna ao Palazzo Vecchio, em Florença

Escultura de bronze de Donatello retorna ao Palazzo Vecchio, em Florença

04 de junho de 2024 - Por Comunità Italiana
Escultura de bronze de Donatello retorna ao Palazzo Vecchio, em Florença

Uma escultura de bronze do escultor renascentista italiano Donatello retornou ao Palazzo Vecchio, em Florença, após uma restauração de 10 meses financiada pela Fundação Amigos de Florença. “Judith e Holofernes” (1457-1464) é uma das últimas obras conhecidas do artista florentino, concluída dois anos antes de sua morte, aos 80 anos, em 1466.  

Retratando o assassinato do general assírio Holofernes por Judith, a obra é notável por ser uma das primeiras esculturas renascentistas concebidas em formato redondo, com suas quatro faces distintas.   

Judith decapitando Holofernes, retratando o clímax da história no Livro deuterocanônico de Judith, era um tema comum na arte e está associado ao “Poder das Mulheres”. Agora, a escultura foi colocada de volta na Sala dei Gigli dentro do palácio que abriga a prefeitura de Florença.   

A presidente da Fundação Amigos de Florença, Simonetta Brandolini d’Adda, disse que todos estão “muito felizes por ter financiado a restauração desta estátua, uma obra fundamental não só para a história florentina, mas para a arte e a cultura mundiais”.   

Segundo ela, é uma forma de continuar a mostrar [a obra] às gerações presentes e futuras em toda a sua poderosa beleza”.   

A estátua, cuja cópia se encontra no exterior da Piazza della Signoria, é uma das obras mais famosas de Donatello, pelo seu poder expressivo e pela magistral e refinada técnica. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 19h23
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.