Início » Escritora italiana Elena Ferrante diz que as personagens Lila e Lenù apoiariam protestos no Irã

Escritora italiana Elena Ferrante diz que as personagens Lila e Lenù apoiariam protestos no Irã

29 de novembro de 2022 - Por Comunità Italiana
Escritora italiana Elena Ferrante diz que as personagens Lila e Lenù apoiariam protestos no Irã

A escritora italiana Elena Ferrante afirmou que Lila e Lenù, protagonistas de sua célebre tetralogia napolitana, sairiam às ruas para protestar em defesa das mulheres no Irã, país chacoalhado por uma onda de protestos após a morte da jovem Mahsa Amini sob custódia da polícia da moralidade.

“Lila certamente estaria na linha de frente, e Lenù, para estar junto, para não perder nada, a seguiria até a prisão, até a morte”, declarou a misteriosa autora em entrevista ao jornal britânico The Guardian, conduzida pela jornalista iraniana Shiva Akhavan Rad.

Durante a conversa, a repórter disse ter notado muitas analogias entre o Irã patriarcal e repressivo da atualidade e a sociedade italiana relatada por Ferrante na história de Lila e Lenù. “Quanto a mim”, acrescentou a escritora, “me envergonharia de fazer afirmações” por estar “distante e em um lugar seguro”.

“Mas acompanho há semanas o que está acontecendo. A repressão é terrível, mas é maravilhoso que pessoas tão diversas estejam lado a lado e resistam”, salientou. De acordo com Ferrante, os cidadãos devem “incutir medo em governantes repressivos”.

“Se eu estivesse ali, estaria nas ruas, como Lila, com paixão e raiva, mas também como Lenù, por dever, por necessidade de ver, de entender, de tentar descrever”, disse.

O país persa vem sendo chacoalhado desde setembro por uma revolta popular por conta da morte de Mahsa Amini, assassinada enquanto estava sob custódia da polícia por ter usado o véu islâmico de forma incorreta.

Segundo a ONU, o regime dos aiatolás já prendeu mais de 14 mil pessoas durante as manifestações. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 04h28
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.