Escavações na Piazza San Marco, em Veneza, revelam tumba medieval

Escavações na Piazza San Marco, em Veneza, para restaurar os blocos de pedra do pavimento, acabaram revelando uma antiga tumba medieval. A descoberta surpreendeu os arqueólogos, já que a obra foi feita pela prefeitura simplesmente para recondicionar os “masegni”, deteriorados pelas águas altas da icônica cidade italiana.
Ao jornal Gazzettino, a arqueóloga Sara Bini, que coordena o trabalho, explicou que foram descobertos sete esqueletos em uma tumba comum, remontando ao fim da Idade Média, onde ficava a igreja de San Geminiano.
“É uma descoberta importantíssima e podemos imaginar que o local abrigasse pessoas de destaque, já que não era uma simples vala, mas uma tumba murada com uma certa “monumentalidade” para a época”, afirmou.
Foram encontrados os esqueletos de uma criança com cerca de oito anos, uma mulher e mais cinco adultos. Os especialistas acreditam que o local seja datado entre os séculos 7 e 8.
Os especialistas agora acreditam em possíveis novas descobertas, já que a obra de restauro em toda a praça possibilita a avaliação de uma área que não era investigada desde 1855. (com dados da Ansa)