Em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (19), o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, afirmou que na próxima semana haverá uma reunião com os desenvolvedores da vacina italiana para que a possibilidade seja discutida. Caso os testes aconteçam no ES, 30 mil capixabas deverão ser testados
O Governo do Espírito Santo negocia o início da realização da terceira fase de testes da vacina contra a Covid-19 produzida pela empresa de biotecnologia italiana ReiThera em solo capixaba.
A informação foi passada pelo secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, em coletiva de imprensa feita na manhã desta sexta-feira (19). De acordo com Nésio, caso a fase três seja iniciada no estado, 30 mil capixabas deverão ser testados na avaliação.
“Temos negociação com uma vacina da Itália em que é possível que a realização da fase 3 seja feita no Espírito Santo. Está pendente de uma reunião que deve ocorrer na próxima semana. Solicitamos a eles a parceria para que façam o teste da fase 3 em 30 mil capixabas. Mas, ainda depende de decisões administrativas, políticas”, disse o secretário.
Ainda segundo Nésio, as negociações por parte do governo estadual para a compra de vacinas diretamente com laboratórios fabricantes continuam. Algumas delas foram descartadas por se tratarem de tentativas de golpe, no entanto.
O secretário pontuou também que o governo federal proibiu que algumas empresas negociem diretamente com estados e municípios, o que dificulta o processo de análise e de compra.
De acordo com a agência ‘Ansa’, os testes de fase 2 e 3 do imunizante receberam autorização da Agência Italiana de Medicamentos (Aifa) e foram avaliados positivamente pelo Comitê de Ética do Instituto Spallanzani, maior referência em doenças infecciosas do país.