Início » Eni e Leonardo firmam acordo para desenvolvimento de projetos de descarbonização

Eni e Leonardo firmam acordo para desenvolvimento de projetos de descarbonização

09 de novembro de 2022 - Por Comunità Italiana
Eni e Leonardo firmam acordo para desenvolvimento de projetos de descarbonização

A Eni, líder global no setor de energia, e a Leonardo, líder global nos setores aeroespacial, defesa e segurança, assinaram nesta quarta-feira (9) um acordo para o desenvolvimento de iniciativas conjuntas de sustentabilidade e inovação, com o objetivo de impulsionar a transição energética e descarbonizar as suas operações.

Especificamente, o acordo se concentra no teste e uso de biocombustíveis sustentáveis para aviação e programas de pesquisa conjunta com ênfase específica em e-combustíveis e hidrogênio. A colaboração entre as empresas será desenvolvida dentro de uma estrutura de economia circular, visando promover e acelerar a transição energética e a descarbonização do setor aeroespacial, incentivar a produção e utilização de energia a partir de fontes renováveis, otimizar a eficiência energética dos edifícios e unidades de produção e operacionalizar a reciclagem de materiais e a reutilização de resíduos. O acordo também prevê o compartilhamento de melhores práticas tecnológicas em HSE (saúde, segurança e meio ambiente) e segurança cibernética.

Giuseppe Ricci, Diretor Geral de Evolução Energética da Eni disse: “Esta colaboração que estamos lançando com a Leonardo é estratégica porque nos permite reunir as principais competências distintivas de cada uma das empresas para impulsionar e acelerar a transição energética do setor aeroespacial. Trabalhando juntos, podemos identificar projetos orientados para o futuro, que levem a novas oportunidades de negócios e que poderão ser desenvolvidos em conjunto, de acordo com os princípios da sustentabilidade ambiental e da economia circular. Estamos comprometidos em desenvolver produtos, serviços e soluções para isso, tanto no setor de energia quanto no de mobilidade. São soluções que queremos disponibilizar e compartilhar para conduzir essa transformação de forma ambiental, social e economicamente sustentável.”

Para Franco Ongaro, Diretor de Tecnologia e Inovação da Leonardo: “A colaboração entre duas empresas líderes de indústrias internacionais na busca de soluções tecnológicas para questões de sustentabilidade é um marco importante na busca de soluções para lidar com desafios futuros. Estudar e testar combustíveis sustentáveis, por exemplo, terá um impacto decisivo em todo o setor de aviação nos próximos anos. A colaboração da Leonardo com a Eni é, portanto, mais um passo para a criação de sinergias inovadoras e na partilha de conhecimentos entre setores que são centrais para o desenvolvimento tecnológico sustentável, criando benefícios não só de empresas individuais, mas para todo o país.”

Eni SpA e Leonardo SpA são empresas associadas. O presente acordo poderá estar sujeito a ações vinculantes posteriores que as partes envolvidas definirão de acordo com a legislação aplicável, inclusive aquela que regula as operações entre empresas associadas.

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 15h42
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.