A patir de hoje, 14/11, até sábado, 16/11, realizado o Encontro Internacional “Conservata et Perlecta Aliis Tradere: Bibliotecas em diálogo”, no Vaticano e na Pontifícia Academia das Ciências entre os representantes das principais bibliotecas nacionais de todo o mundo.
O evento pretende iniciar uma reflexão e um confronto entre a biblioteca local e instituições semelhantes em todo o mundo, com base em um instrumentum laboris compartilhado antecipadamente pela Biblioteca com os outros participantes.
O presidente da Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (FBN), Marco Lucchesi, participaria presencialmente da Conferência, mas o poeta e romancista ítalo-brasileiro não poderá estar presente devido a um problema ocular. Assim, ele enviou um presente acompanhado de uma carta para o papa Francisco e declarou que participará de forma online.
“A Biblioteca Nacional do Brasil constrói pontes em vez de muros; diálogos, não monólogos. Inspira confiança entre os vizinhos, de portas abertas, profundamente acolhedora, sem discriminar leitores e visitantes, oferecendo-lhes horizontes de cuidado e emancipação”, diz trecho da carta.
Em março deste ano, a FBN assinou um memorando de entendimento com a Biblioteca do Vaticano – uma das instituições culturais mais antigas do mundo – para cooperação recíproca e nesta conferência assinaria um documento conjunto sobre o papel das bibliotecas no futuro.
(Dados da Ansa, Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e Vaticano News)