A empresa italiana Antares Vision, que produz soluções de rastreabilidade e sistemas de controle de qualidade para indústrias farmacêuticas, inaugurou nesta quinta-feira (27), na Zona Sul de São Paulo, sua primeira fábrica no país, seis anos após sua chegada ao mercado brasileiro.

Fruto de um investimento de mais de R$ 4 milhões, a unidade tem 3 mil metros quadrados e fica no bairro de Santo Amaro, região com alta concentração de companhias do setor farmacêutico. A fábrica, além de servir de base para a expansão da Antares Vision no Brasil, será um hub das operações da empresa para toda a América do Sul.

“Em média, crescemos 30% em nível global, e são esses os números que esperamos desenvolver no Brasil nos próximos anos”, disse o CEO da companhia italiana, Emidio Zorzella, em entrevista à agência ANSA.

Com sede em Brescia, no norte da Itália, a Antares projeta seu crescimento no setor muito por conta da lei que prevê que, em três anos, todos os medicamentos em circulação no Brasil sejam rastreáveis. A ideia da normativa é oferecer ao consumidor garantias sobre a origem do produto e combater a venda de remédios falsificados ou roubados.

Enquanto isso, as empresas do setor vêm buscando se adequar à lei, o que potencializou a demanda por sistemas de rastreamento. 

“Estamos em fase de expansão e observando oportunidades de desenvolvimento no Brasil. Seremos puxados por essa normativa”, acrescentou Zorzella.

Quando a Antares entrou no país, em 2013, já era prevista a abertura de uma fábrica, mas a decisão foi tomada no primeiro semestre de 2018, para atender ao crescimento da demanda por suas soluções.

“Criamos uma nova estrutura para produzir maquinários e ficar mais próximos de nossos clientes. A fábrica também será um hub para toda a América do Sul, um mercado em forte expansão e no qual focaremos nosso desenvolvimento nos próximos cinco anos”, disse o CEO.

Atualmente, mais de 25 empresas farmacêuticas no Brasil contam com equipamentos da Antares Vision.