Início » Embaixador italiano em Moscou é convocado pelo governo russo para protesto

Embaixador italiano em Moscou é convocado pelo governo russo para protesto

17 de fevereiro de 2023 - Por Comunità Italiana
Embaixador italiano em Moscou é convocado pelo governo russo para protesto

O embaixador italiano em Moscou, Giorgio Starace, foi convocado nesta sexta-feira (17) pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia para um protesto formal pelo recente cancelamento de apresentações de artistas russos no país europeu. “Durante a conversa, o ministro expressou perplexidade do lado russo em relação ao cancelamento das apresentações de várias artistas russos na República Italiana”, diz a nota da pasta repercutida pela agência Tass.

“Foi pontuado que essas decisões das autoridades italianas, infelizmente, testemunham uma tendência de discriminar os artistas russos e estreitar os intercâmbios humanos e culturais, o que é dissonante das declarações dos representantes do governo italiano sobre a importância de manter um espaço único da cultura europeia e mundial e é inadmissível erguer barreiras e cercas”.

O comunicado ainda pontua que a Rússia “continua aberta ao diálogo no campo da cultura e que não pretende impor restrições a figuras da cultura italiana”. Starace ainda “foi informado” também sobre a posição de Moscou sobre o fornecimento de armas e equipamentos da Itália à Ucrânia.

No fim do ano passado, alguns teatros italianos anunciaram o cancelamento de apresentações de artistas pró-Rússia – tanto em 2022 como programadas para 2023 – que fizeram declarações abertas de apoio ao presidente do país, Vladimir Putin, ou à guerra ucraniana.

Os principais casos foram do Teatro Arcimboldi, de Milão, que cancelou um espetáculo de dança com o ucraniano Sergei Polunin, artista que tem uma tatuagem de Putin no peito; e do grupo Musikamera que cancelou duas apresentações no Teatro La Fenice, de Veneza, por conta da presença da pianista ucraniana pró-Rússia Valentina Lisitsa. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 12h21
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.