Embaixador da Itália no Brasil visita o Colégio Dante Alighieri

De passagem por São Paulo, o Embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, visitou o Colégio Dante Alighieri na última segunda-feira (7). Em sua primeira visita a instituição, que é um marco representativo da comunidade italiana no Brasil, Azzarello foi recebido pelo presidente do colégio, José Luiz Farina, pela diretora-geral Educacional, Valdenice Minatel e equipe, e conversou com os alunos do currículo Ecce, o programa italiano do Dante, para alunos interessados em se formar com o currículo tal qual realizado na Itália.
Entre os assuntos apresentados ao embaixador, o destaque foi o fato do Dante retornar com as aulas do Liceo após muitos anos sem oferecê-lo.
Por conta da Segunda Guerra, a partir de 1942, o colégio, que até então oferecia os currículos brasileiro e italiano, teve de parar com o ensino do país europeu, já que o Brasil havia se juntado aos Aliados no combate mundial. Desde do dado momento não houve mais o currículo italiano.
Há alguns anos, entretanto, o colégio voltou a oferecer este conteúdo que, ano a ano avança nas séries. Neste ano de 2022, o currículo alcançou o nível similar ao Liceo italiano – no Dante, é chamado de Ecce Tre.
Colégio Dante Alighieri
Fundado pela comunidade italiana em 1911, o Dante é um colégio que tem conseguido de forma eficiente unir sua tradição à inovação. Atende alunos desde os três anos até a terceira série do Ensino Médio. Oferece o ensino bicurricular italiano e brasileiro, o curso Ecce, e tem também o High School. Com seu programa de pré-iniciação científica estimula a investigação e resolução de problemas, sendo um dos mais premiados do Brasil em competições científicas internacionais. A abordagem da tecnologia e da experimentação científica começa já na educação infantil.
Conta com infraestrutura atualizadíssima em termos de tecnologia, literatura, artes e ciências – com um dos mais proeminentes museus escolares de História Natural do Brasil. A proposta educacional se ampara na excelência do ensino para a formação de um indivíduo com consciência de suas possibilidades e limitações, munido de uma cultura que lhe permita conhecer e compreender o mundo e refletir sobre o papel do homem.