Início » Embaixadas da UE no Brasil condenam o primeiro ano da invasão russa na Ucrânia

Embaixadas da UE no Brasil condenam o primeiro ano da invasão russa na Ucrânia

24 de fevereiro de 2023 - Por Comunità Italiana
Embaixadas da UE no Brasil condenam o primeiro ano da invasão russa na Ucrânia

As embaixadas dos Estados-membros da União Europeia no Brasil publicaram um comunicado oficial nesta sexta-feira (24) para marcar o primeiro ano da guerra iniciada pela Rússia na Ucrânia e reforçar a condenação ao conflito. “Há exatos 12 meses, a Rússia deflagrou uma invasão em grande escala não provocada da Ucrânia. Trata-se de uma violação flagrante da soberania e integridade territorial da Ucrânia e de todos os valores e princípios fundamentais do direito internacional consagrados na Carta das Nações Unidas”, afirma o comunicado.

Segundo as representações diplomáticas, a agressão da Rússia constitui “ameaça para todas as democracias, não apenas para os países europeus” porque “o que está em jogo é a independência da Ucrânia e a soberania para fazer suas próprias escolhas políticas”.

“Além disso, a invasão da Rússia gera ondas de choque econômicas globais em termos de segurança alimentar, inflação, interrupção das cadeias de abastecimento em mercados-chave como energia e fertilizantes, pelas quais a Rússia é a única responsável”, acrescentam.

As embaixadas reafirmam os diversos discursos feitos pelos líderes da União Europeia, de que o bloco continuará ao lado de Kiev por todo o tempo necessário e reforçaram que os países já enviaram cerca de 67 bilhões de euros em ajuda ao país e outros 12 bilhões de euros em apoio militar.

Citando a votação realizada na Assembleia Geral das Nações Unidas nesta quinta-feira (23), em que 141 países aprovaram a resolução que condena a Rússia pela invasão na Ucrânia, o texto ainda ressalta que o “apoio do Brasil à Ucrânia continua fazendo a diferença na ONU e é uma demonstração de solidariedade ao povo ucraniano, vítima inocente da agressão russa”.

“Nesse contexto, a União Europeia está totalmente empenhada em revigorar o diálogo e a parceria estratégica com o Brasil em todas as suas dimensões”, finaliza a nota. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 14h46
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.