Início » Embaixada lança livro ‘A Embaixada da Itália em Brasília – Poéticas da Arquitetura Italiana no Brasil’

Embaixada lança livro ‘A Embaixada da Itália em Brasília – Poéticas da Arquitetura Italiana no Brasil’

30 de novembro de 2021 - Por Comunità Italiana
Embaixada lança livro ‘A Embaixada da Itália em Brasília – Poéticas da Arquitetura Italiana no Brasil’

O Embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, em conjunto com a Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Sra. Flavia Arruda, e com a Secretária de Justiça e Cidadania do Governo do Distrito Federal, Sra. Marcela Passamani, lançaram na noite da última segunda-feira (29) o livro “A Embaixada da Itália em Brasília – Poéticas da arquitetura italiana no Brasil” (Editora Brasileira).

“Queríamos celebrar o gênio arquitetônico de Pier Luigi Nervi e o valor histórico e cultural daquela que todos afirmam ser a mais bela Embaixada de Brasília”, disse o Embaixador. “O livro contém várias contribuições preciosas e inéditas, incluindo uma da Universidade de Brasília, sobre o papel do projeto de Nervi na história da arquitetura brasileira e sobre seu significado no contexto da capital futurista, juntamente com um capítulo das netas de Nervi, Irene e Clara, sobre a ligação estrutural entre a Embaixada e a natureza, em particular sobre as referências às paisagens da floresta amazônica”, salientou o Embaixador, acrescentando que ” particular atenção deve ser dada à contribuição sobre a relação, desde o início dos anos 1930, entre a Embaixada e o maior pintor brasileiro do século passado, originário de Vicenza, Cândido Portinari, escrita por seu filho João Cândido, juntamente com um capítulo editado pela própria Embaixada “sobre a década verde da Sede diplomática, que a levou a conquistar, em abril passado, o título de primeira embaixada do mundo com o certificado “Lixo Zero” do Instituto brasileiro “Lixo Zero”, um reconhecimento de importância internacional”. “A participação de duas respeitadíssimas autoridades como a Ministra Arruda e a Secretária Passamani foi mais um testemunho da proximidade entre a Itália e o Brasil”.

O livro, em italiano, português e inglês, está disponível para todos graças ao formato e-book, que pode ser consultado nos websites da Embaixada, do Ministério das Relações Exteriores italiano, da Universidade de Brasília (Faculdade de Arquitetura e Biblioteca Central), do Projeto Portinari, do Museu MAXXI e da Amazon.

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 08h46
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.