No mês do Dia da Vitória, a Embaixada da Itália em Brasília homenageia a Força Expedicionária Brasileira na Itália, através das páginas do livro “Meccanica celeste”, de Maurizio Maggiani, no próximo dia 29 de maio,
às 18h30, na Sala Nervi da Embaixada.

O Dia da Vitória celebra o fim da 2ª Guerra Mundial e as forças aliadas que combateram contra o nazi-fascismo dando fim a uma longa e sangrenta guerra, que iniciara em 1939. No maior conflito mundial ocorrido em época contemporânea, a participação brasileira com a Força Expedicionária Brasileira (FEB) foi exemplar, cumprindo seu papel na defesa das liberdades. Por esta razão, ainda hoje, a população das regiões italianas onde os soldados brasileiros lutaram e morreram, expressam sua gratidão com manifestações e homenagens públicas. Trata-se de um capítulo da história que une real e fortemente os dois Países.

Em 1942, a Força Expedicionária Brasileira (FEB), sob o comando do marechal Mascarenhas de Moraes, partiu em vários escalões para a Itália. Os soldados brasileiros foram destacados para a Linha Gótica, ao nordeste da Itália, próximo a Bolonha, uma longa faixa de 250 quilômetros. Lá foram travadas as memoráveis batalhas Monte Castello e Montese.

É necessário lembrar também do papel exercido pelas mulheres brasileiras: participaram da FEB 74 enfermeiras, que juntamente aos médicos e padioleiros, compunham o Serviço de Saúde da FEB, empenhado em salvar centenas de vidas. Pouco conhecido é o caso da famosa escritora brasileira, Clarice Linspector, que foi à Itália em 1945 como assistente voluntária no corpo de enfermagem da Força Expedicionária Brasileira (FEB), acompanhando seu marido Maury Gurgel que estavaem Nápoles, pela carreira de Diplomata do Ministério das Relações Exteriores.

O evento é aberto, e você pode participar contando sua história sobre a FEB. Caso tenha algum parente ou conhecido que fez parte deste capítulo da história, que une Itália e Brasil e ainda hoje é comemorado na Itália, você pode enviar fotografias, cartas, um diário ou apenas contos e relatos de pessoas da sua família.

A organização do evento coletará histórias e materiais e selecionará os que serão apresentados durante o evento. Mande um e-mail a eventos.brasilia@esteri.it contando sua história e descrevendo o material (fotografias, cartas, etc.)

Ao final do evento, entre os participantes, será sorteado o vencedor de um livro em língua italiana.

Programação:

  • Apresentação do livro do mês de maio: “Meccanica Celeste”, de Maurizio Maggiani.
  • “La FEB: una storia di superamento e fratellanza” (A FEB: uma história de superação e fraternidade), apresentação do trabalho de pesquisa de Aurimar Jacobino de Barros Nunes, Conselheiro do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
  • Leitura em italiano das páginas do livro “Meccanica celeste”
  • “Diário do Cabo Edson”, apresentação do diário e do documentário sobre o ex-combatente Edson Dias Soares, através da pesquisa histórica realizada por seu filho, Antônio Ernesto Viana Soares.
  • Sorteio do livro de literatura italiana e conclusão do evento

Durante o evento serão expostas fotos e cartas dos ex-combatentes.

Confira a sinopse:

Durante a noite em que Barack Obama se torna presidente dos Estados Unidos, o protagonista do livro e sua parceira Anita concebem uma filha. Assim começa o livro “Mecânica Celeste”, de Maurizio Maggiani.

A história se passa em uma região montanhosa situada entre o mar de Versilia, os Alpes Apuanos e os vales dos Apeninos entre a Toscana e a Emília.

Nos nove meses seguintes ao início da gestação, o futuro pai volta às suas raízes, vivendo sua história passada e a história do povo da região.

Mas, o verdadeiro protagonista de “Mecânica Celeste” é a Duse, uma professora-pastora que toca a sanfona nas tabernas e guarda no coração seu amor perdido: um soldado vindo do Brasil, pai do narrador.

Em volta desta figura dançam as histórias de vários personagens, como a da Santarellina, uma menina órfã comprada por uma família camponesa aos oito anos de idade e a do Omo Nudo, que voltou sem nada dos campos de concentração, e muitos outros.