Volume é destinado a empresas italianas que tenham interesse no mercado brasileiro

Chamado “Doing Business in Brasile” (“Fazendo negócios no Brasil”), o guia de 250 páginas lançado pela Embaixada da Itália em Brasília foi apresentado nesta terça-feira (1º), em Roma, e também será mostrado nesta quarta (2), em Milão – o volume pode ser baixado gratuitamente no site da Embaixada.

Elaborado em parceria com a empresa GM Venture e a consultoria KPMG, o documento tem como objetivo apresentar aos empresários italianos um instrumento simples, de consulta rápida e que sirva de orientação para decisões de negócios relativas ao Brasil.

O guia inclui um mapeamento das oportunidades de investimento no país, divididas por área geográfica e setor; uma descrição do papel de acompanhamento exercido pela Embaixada e pelo “Sistema Itália”; conselhos sobre a estratégia de entrada no mercado brasileiro; aspectos jurídicos, fiscais e regulatórios; e um elenco das quase mil companhias italianas enseadas no Brasil.

O documento ainda apresenta opções de financiamento oferecidas pelo grupo Cassa Depositi e Prestiti (CDP), uma espécie de BNDES da Itália. Também há um capítulo sobre as oportunidades criadas pelo acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.