Início » Embaixada da Itália em Brasília sedia noite de abertura da 11ª edição do 8½ Festa do Cinema Italiano

Embaixada da Itália em Brasília sedia noite de abertura da 11ª edição do 8½ Festa do Cinema Italiano

29 de junho de 2024 - Por Comunità Italiana
Embaixada da Itália em Brasília sedia noite de abertura da 11ª edição do 8½ Festa do Cinema Italiano

A Embaixada da Itália em Brasília recebeu na noite de quinta-feira (27) a abertura da 11ª edição do 8½ Festa do Cinema Italiano, com a projeção do filme “Ainda temos o amanhã”, de Paola Cortellesi, que foi ovacionado pelo público.

“O cinema italiano está a serviço do Brasil, país onde temos um importante legado. E no meu primeiro ano de mandato, fazer essa exibição na icônica Sala Nervi da nossa Embaixada é uma ocasião especial”, disse o embaixador Alessandro Cortese em entrevista à agência italiana de notícias ‘Ansa’.

O festival passará por mais de 20 cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador. “É uma prova de como a cultura italiana tem sucesso no Brasil, onde vivem 32 milhões de ítalo-descendentes, um público enorme. Sem contar que os brasileiros conhecem o cinema italiano e estão muito interessados na mostra”, acrescentou.

“Ainda temos o amanhã” foi o filme mais visto na Itália em 2023, superando produções americanas como “Barbie” e a multipremiada “Oppenheimer”. “É um filme dramático, em preto e branco, de uma atriz habitualmente cômica. É um filme de autor, sem efeitos especiais, mas que pode chegar ao grande público”, explicou o diretor do festival, Stefano Savio, durante o coquetel na Embaixada, que ocupa um prédio de arquitetura modernista na zona sul de Brasília. 

Savio sublinhou que o cinema italiano de autor é “empático ” e consegue se conectar com a sensibilidade dos brasileiros, enquanto Cortese destacou que a mostra oferece produções de “qualidade” para um público amplo e acontece no contexto das boas relações entre Itália e Brasil.

“2024 é um ano singular, rico de coincidências, porque temos o 150º aniversário da grande imigração italiana no Brasil. O Brasil tem a presidência do G20, e a Itália, do G7. Há uma cooperação muito forte na organização das agendas sobre alguns temas globais, com trocas intensas entre os ministros. E a cereja no bolo será a visita do presidente [Sergio] Mattarella no mês que vem”, salientou Cortese.

A viagem de Mattarella ao Brasil acontecerá pouco depois da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Itália para o G7. “Além disso, a premiê [Giorgia] Meloni visitará o Brasil em novembro. É uma prova da grande cooperação política, cultural e econômica entre nossos países. Eu uso uma fórmula: 2024 é o ano da Itália no Brasil e do Brasil na Itália”, completou o embaixador.

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 02h23
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.