A Embaixada da Itália em Brasília recebeu na última quarta-feira (21) uma interpretação de “As Quatro Estações”, obra-prima de Antonio Vivaldi, feita pelo jovem violinista italiano Giuseppe Gibboni, 21 anos. Além disso, o músico ofereceu como bis o “Capriccio n. 5”, de Niccolò Paganini, encerrando dois dias de concertos na capital brasileira. Os espetáculos tiveram financiamento da Embaixada da Itália, como parte das celebrações pelo bicentenário de independência do Brasil.
Gibboni é vencedor do prestigioso Prêmio Paganini e já foi indicado pelo presidente da Itália, Sergio Mattarella, como “exemplo para os jovens”. O músico se apresentou ao público brasileiro com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, de Brasília, regida pelo maestro Claudio Cohen.
A primeira apresentação ocorreu em 20 de setembro, no Teatro Plínio Marcos, e a segunda, no dia 21, na Sala Nervi da Embaixada da Itália. Já nesta sexta, Gibboni sobe ao palco do Espaço Cultural Capela Santa Maria, em Curitiba, junto com a Orquestra de Câmara da capital do Paraná e com apoio do Consulado-Geral da Itália na cidade. (com dados da Ansa)