Embaixada da Itália em Brasília promove Salão do Vinho Italiano no Brasil

Começou na segunda-feira (17) o “Vini d’Italia”, Salão do Vinho Italiano no Brasil, que tem como objetivo promover a tradição vitivinícola do país europeu no maior mercado da América Latina. O evento acontece entre os dias 17 e 19 de outubro, na Embaixada da Itália em Brasília, para “incentivar o crescimento da cultura do vinho em um país dominado pela cerveja, onde o vinho não é considerado um alimento e, portanto, é tributado de forma desproporcional”, de acordo com o embaixador Francesco Azzarello.
O primeiro dia do salão terá dois palestrantes: Felipe Galtaroça, fundador da consultoria Ideal Consulting, e Diego Bertolini, criador da plataforma EducaVinhos, que falarão sobre o mercado de vinhos no Brasil e suas conexões com a Itália.
Também haverá uma degustação de vinhos e espumantes ítalo-brasileiros, harmonizados com queijos e embutidos importados da Itália, com a apresentação de receitas clássicas que podem ser facilmente preparadas pelo público.
“Uma noite é dedicada aos produtores cada vez mais famosos da comunidade ítalo-brasileira, principal veículo de divulgação cultural local em um setor com enorme potencial de crescimento”, declarou Azzarello.
Já a segunda noite será reservada à degustação de vinhos italianos: 17 dos principais importadores do país europeu vão oferecer 181 rótulos, que serão combinados com queijos e embutidos brasileiros.
“Procuramos promover cada vez mais a harmonização gastronômica entre vinhos italianos e receitas brasileiras e vinhos ítalo-brasileiros e receitas italianas, uma experiência lançada em 2021 e que despertou grande interesse e apreço”, acrescentou o embaixador.
Durante o salão, a consultora gastronômica e vinícola da embaixada, Sueli Maestri, receberá a honraria de Cavaleiro da Ordem da Estrela da Itália. (com dados da Ansa)