Início » Em meio a protestos, Teatro Alla Scala de Milão abre temporada de espetáculos com ópera russa

Em meio a protestos, Teatro Alla Scala de Milão abre temporada de espetáculos com ópera russa

08 de dezembro de 2022 - Por Comunità Italiana
Em meio a protestos, Teatro Alla Scala de Milão abre temporada de espetáculos com ópera russa

O Teatro alla Scala, em Milão, abriu na quarta-feira (7) sua próxima temporada de espetáculos com a ópera russa “Boris Godunov, do compositor Modest Mussorgsky, com a presença de diversas autoridades italianas e em meio a uma série de protestos. O evento contou com a presença da primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, em sua estreia em atividades culturais desde que assumiu o cargo, além do presidente Sergio Mattarella, ovacionado de pé pelo público, e a líder da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

“É a minha primeira vez, certamente uma primeira bela experiência nova”, declarou a líder da extrema direita da Itália.

Entre os presentes também estão o presidente do Senado, Ignazio La Russa, o governador da região da Lombardia, Attilio Fontana, e o prefeito de Milão, Giuseppe Sala.

“No palco real estarão duas das sete mulheres mais poderosas do mundo. Acho que não vamos falar de política, pelo menos espero que sim”, declarou Sala, fazendo referência ao ranking da Forbes, que homenageou von der Leyen e Meloni.

A escolha da obra-prima de Mussorgsky (1839-1881) foi duramente criticada por ser considerada “uma propaganda” para o presidente da Rússia, Vladimir Putin e foi alvo de um protesto formal do cônsul ucraniano em Milão, Adrii Kartysh.

Além de reclamar da abertura com a ópera, a Ucrânia ainda queria que um recital da soprano Anna Netrebko fosse cancelado. Ao todo, a programação 2022/23 terá ao menos 272 espetáculos, entre eles, 10 concertos da Filarmonica della Scala.

Diretor defende escolha de ópera russa

O superintendente do Teatro alla Scala, Dominique Meyer, voltou a defender a escolha pela ópera russa “Boris Godunov” para a abertura da temporada de espetáculos 2022/2023.

 “Apresentaremos uma obra-prima da história da arte. Não significa nenhum apoio à política russa. São coisas diferentes”, disse Meyer ao ser questionado sobre as críticas ucranianas pela escolha.

Ativistas ambientais jogam tinta na entrada do Alla Scala

Ainda na quarta-feira, ativistas ambientais jogaram tinta na entrada do prestigioso teatro de ópera para protestar contra a indiferença das instituições diante das mudanças climáticas.

O protesto foi organizado por ocasião da noite de gala de abertura da nova temporada nesta quarta-feira, com a ópera “Boris Godunov” de Modest Musorgsky, uma ousada parábola do poder dos czares na Rússia.

Cinco ativistas climáticos do grupo Last Generation jogaram baldes de tinta na fachada do teatro e dentro do pórtico pouco depois das 7h30 (03h30 no horário de Brasília).

Duas pessoas seguravam cartazes que diziam “Last Generation: sem gás e sem carbono”.

“Decidimos jogar tinta no La Scala para pedir aos políticos presentes no espetáculo desta noite que tirem a cabeça da areia e façam algo para salvar o povo”, escreveu Last Generation em nota.

A polícia prendeu os ativistas depois que eles jogaram tintas rosa e azul, que também mancharam a calçada.

Uma equipe de funcionários do La Scala imediatamente começou a lavar a fachada do teatro central com mangueiras e a tinta foi completamente removida.

O grupo Last Generation, que realizou outros atos de protesto em vários museus da Europa, pede à Itália mais investimentos em energia renovável e reduza as emissões de carbono.

“Para evitar a miséria do seu próprio povo e preservar as pessoas, as casas e os negócios, que correm o risco de inundações e ondas de calor cada vez mais frequentes, o governo deve agir agora”, clamaram, referindo-se ao recente deslizamento de terra causado por chuvas torrenciais na ilha de Ischia e que causou a morte de 12 pessoas. (com dados de agências internacionais)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 03h14
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.