Início » Em evento na sede da ONU, Itália homenageia mulheres que mediam processos de paz

Em evento na sede da ONU, Itália homenageia mulheres que mediam processos de paz

23 de outubro de 2022 - Por Comunità Italiana
Em evento na sede da ONU, Itália homenageia mulheres que mediam processos de paz

A Itália organizou na última sexta-feira (21), na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, um evento para chamar a atenção para o papel crucial das mulheres como mediadoras nos esforços de paz. A iniciativa ocorreu no contexto da semana sobre “Mulheres, Paz e Segurança” e contou com a parceria da ONU Mulheres e da Rede de Mulheres Mediadoras do Mediterrâneo e Marrocos.

“O evento representou uma homenagem às mulheres mediadoras no campo, mas também uma oportunidade para desencadear uma reflexão crítica sobre os desafios e oportunidades que enfrentamos”, disse o embaixador Maurizio Massari, representante permanente da Itália na ONU.

A principal mensagem que surgiu entre os participantes foi que a necessidade de “criar espaços para mulheres no setor de mediação requer investimentos direcionados e maiores recursos para sua formação”.

Segundo Massari, “muito foi feito desde a adoção da histórica Resolução 1325, mas as mulheres e meninas continuam a carregar desproporcionalmente o fardo dos conflitos e permanecem sub-representadas ou não representadas nos esforços do processo de paz, apesar de sua contribuição construtiva para a resolução de conflitos”.

A medida citada foi aprovada pelo Conselho de Segurança em 2020 e denuncia o impacto da guerra sobre as mulheres e valoriza sua contribuição na resolução de conflitos para uma paz duradoura.

“As mulheres provaram ser extremamente eficazes na proteção de civis, no acesso às comunidades e na construção de relações de confiança com as populações locais, especialmente as mais vulneráveis. A mesma eficácia é demonstrada nos setores de Construção da Paz e Manutenção da Paz”, acrescentou o embaixador.

A inclusão das mulheres nos processos de paz é um dos temas prioritários do tradicional compromisso italiano com a ONU pela igualdade de gênero, e por isso a Itália aumentou o apoio financeiro à agência da ONU para as mulheres em 2022, da qual assumirá a vice-presidência do Conselho de Administração em janeiro de 2023. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 17h04
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.