Início » Em evento do G20, diretor do PMA alerta para crise alimentar severa em vários países

Em evento do G20, diretor do PMA alerta para crise alimentar severa em vários países

30 de junho de 2021 - Por Comunità Italiana
Em evento do G20, diretor do PMA alerta para crise alimentar severa em vários países

O diretor do Programa Mundial de Alimentos (PMA) teme uma “fome sem precedentes de proporções bíblicas” em dezenas de países devido à escassez de alimentos, alertou nesta quarta-feira (30) durante um evento do G20 realizado em Brindisi, no sul da Itália.

Para o diretor desta entidade das Nações Unidas, David Beasley, é necessário que os líderes mundiais repassem mais recursos para os países mais afetados, como aconteceu no ano passado por conta da pandemia do coronavírus.

“Achávamos que no ano passado superaríamos a pandemia do coronavírus, em vez disso, ela permanece com as variantes devastando especialmente as nações de baixa renda e os países em desenvolvimento que foram catastroficamente atingidos por essa tempestade”, alertou.

O PMA, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz no ano passado por seu trabalho contra a fome no mundo, solicita US $ 6 bilhões para ajudar 41 milhões de pessoas à beira da fome em 43 países.

As condições pioraram na Etiópia, Madagascar, Sudão do Sul e Iêmen, enquanto a Nigéria e Burkina Faso são motivo de especial preocupação.

“Não são apenas números, não são apenas estatísticas, são pessoas reais com nomes e sobrenomes, vidas reais, frágeis e literalmente à beira da fome”, disse Beasley em entrevista coletiva com o ministro italiano das Relações Exteriores, Luigi Di Maio.

“Se não atendermos às suas necessidades, durante os próximos seis a nove meses pode haver uma fome sem precedentes, de proporções bíblicas, seguida de desestabilização em muitas nações e migrações em massa. A solução mais simples é dar mais apoio”, reiterou Beasley.

As agências internacionais de ajuda estimam que a escassez de alimentos devido a conflitos, mudanças climáticas e crises econômicas foi exacerbada pela crise gerada pela pandemia do coronavírus. (com dados da Afp)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Depois do Globo de Ouro, você acredita em um Oscar para Fernanda Torres e Ainda Estou Aqui?
×

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • SunCloud
  • 11h11
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.