O dono do Twitter, Elon Musk, se reuniu nesta quinta-feira (15) com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, para discutir sobre os problemas de natalidade no país e os riscos da inteligência artificial. O encontro entre o bilionário e a chefe de governo italiana durou cerca de uma hora e meia. Os dois também teriam falado sobre as regras do mercado europeu.
Musk teria destacado que Meloni está bastante focada em seu trabalho, além de ter manifestado “grande interesse” na primeira-ministra.
Antes da reunião com Meloni, o fundador da Tesla e da SpaceX conversou também com o ministro das Relações Exteriores e vice-premiê da Itália, Antonio Tajani.
“Conversamos sobre as áreas automotiva e aeroespacial, setores onde a Itália tem mão de obra e tecnologia de ponta. Eu também o parabenizei por seus sucessos empresariais”, comentou o chanceler.
Após definir o magnata como um “empreendedor inovador”, Tajani disse a ele que a Itália “é o melhor país da Europa para investir”.
Musk recebeu vários apelos de uma associação italiana de proprietários de carros da Tesla para que visitasse o país. Os membros solicitam que a ex-siderúrgica Ilva se transforme em uma gigafábrica da empresa norte-americana.
O ministro da Infraestrutura da Itália, Matteo Salvini, também já convidou Musk para investir no país.
Atualmente, o empresário está envolvido em uma série de pesquisas para abrir uma segunda gigafábrica na Europa, após a de Berlim, na Alemanha. Entre os destinos elegíveis estão Espanha e França.
Na próxima sexta-feira (16), o bilionário deverá se reunir com o presidente da França, Emmanuel Macron. (com dados da Ansa)