Início » Eleição de 25 de setembro na Itália reduzirá um terço do número de parlamentares

Eleição de 25 de setembro na Itália reduzirá um terço do número de parlamentares

22 de julho de 2022 - Por Comunità Italiana
Eleição de 25 de setembro na Itália reduzirá um terço do número de parlamentares

A eleição de 25 de setembro na Itália será a primeira após a reforma constitucional que reduz em um terço o número de parlamentares no país. A mudança foi aprovada em referendo em setembro de 2020, por 70% a 30%, e prevê a diminuição dos assentos no Parlamento dos atuais 945, recorde na União Europeia, para 600. 

De acordo com a reforma, a Câmara dos Deputados será reduzida de 630 membros para 400, enquanto o Senado passará de 315 para 200, sem levar em conta os senadores vitalícios nomeados por presidentes da República.   

O corte também valerá para os parlamentares italianos eleitos no exterior, que passarão de 18 (12 deputados e seis senadores) para 12 (oito deputados e quatro senadores). 

Antes da reforma, a América do Sul elegia quatro deputados e dois senadores, mas esses números serão reduzidos pela metade.   

Atualmente, dos seis representantes do subcontinente, três têm sua base eleitoral no Brasil: o senador Fabio Porta e os deputados Fausto Longo e Luis Lorenzato.   

O enxugamento do Parlamento era uma bandeira do antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S), mas foi apoiado por todos os grandes partidos, da esquerda à direita.   

A campanha pelo “sim” no referendo usou como argumentos a redução dos custos da política (a economia é estimada em 100 milhões de euros por ano), tornar o Parlamento mais eficiente e adaptá-lo a uma era na qual as regiões também têm amplo poder legislativo e o arcabouço normativo da União Europeia ganha força.   

No entanto, alguns grupos fizeram campanha contra a mudança, como os partidos nanicos Esquerda Italiana e o libertário Radicais, que apontaram que o benefício financeiro da redução (1,65 euro por habitante a cada ano) não compensa os riscos para a representatividade popular. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 03h20
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.