O Ministério das Relações Exteriores da Itália anunciou na última quinta-feira (13) que a 22ª Semana da Língua Italiana no Mundo será realizada entre os dias 17 e 23 de outubro, com o objetivo de “compreender e fotografar como os jovens interpretam o italiano”.
“O interesse de muitos jovens do mundo pelo italiano é um sinal importante da vitalidade da nossa língua e é justamente explorar as formas como as línguas e as ferramentas de comunicação estão evoluindo através da gerações de nativos digitais que dedicamos a Semana da Língua Italiana no mundo aos jovens”, declarou o diretor-geral da Diplomacia Pública e Cultural, o embaixador Pasquale Terracciano.
Durante o evento na Farnesina, o italiano explicou que o encorpado programa de eventos, confiado à rede diplomática-consular nos cinco continentes e aos Institutos Italianos de Cultura, visa “transmitir, na Itália e no exterior, a imagem de uma língua e, com ela, de uma país forte em seu passado, mas ao mesmo tempo vivo e criativo no presente”.
“A linguagem é o primeiro dos laços sociais e está na base do sentimento de pertencimento à comunidade, o vetor através do qual nos apresentamos à realidade e uma chave de acesso ao mundo”, acrescentou.
Terracciano enfatizou ainda que “a linguagem está sempre em movimento e se enriquece com a troca com os outros e não há dúvida de que as ferramentas digitais também enriquecem nossa linguagem”.
“E resistindo à mudança de ostracismo escolhemos uma legenda difícil para nós, nativos não-digitais, mas que interpreta perfeitamente a linguagem da juventude: ‘Desculpe? Não te sigo'”, ressaltou o embaixador.
O subtítulo do evento surgiu em uma escola de Montevidéu ao vencer o concurso lançado pela Farnesina para caracterizar a iniciativa, que “pretende ser uma plataforma de escuta e diálogo entre instituições e jovens gerações”.
Para o diretor para a Promoção da Cultura e da Língua Italiana, Alessandro De Pedys, “analisando a evolução da linguagem que se adapta aos tempos, a Farnesina, no espírito da rede que a inspira, quer tornar os seus parceiros nativos digitais”.
Criada em 2001, em parceria com a mais prestigiosa instituição linguística do país, a Accademia della Crusca, a Semana da Língua Italiana no Mundo conta com o apoio do Ministério da Cultura, do Ministério da Universidade e Pesquisa e dos principais parceiros da promoção linguística. A iniciativa é realizada em todos os meses de outubro. (com dados da Ansa)