Na próxima quinta-feira (30), às 18h30, o Instituto Italiano de Cultura apresenta, no Teatro Itália, o recital de violino e piano dos artistas Francesco D’Orazio e Giampaolo Nuti. O duo italiano será protagonista do próximo encontro do ciclo “Tardes Musicais no Teatro Itália”, que foi inaugurado no dia 16 de maio com apresentação da Camerata de Cordas Villa-Lobos.

A iniciativa é promovida e organizada pelo Instituto Italiano de Cultura do Rio em colaboração com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e inclui uma programação eclética e de alta qualidade com a apresentação de formações camerísticas, corais, banda e orquestras, assim como a exibição de artistas brasileiros e italianos.

O concerto do dia 30 de maio pretende proporcionar uma viagem musical no tempo e no espaço, construído sobre um diálogo a distância entre Itália e Estados Unidos através de compositores que tornaram celebre a tradição musical de ambos os países: Luciano Berio, Nino Rota, Igor Stravinsky, John Adams, William Bolcom e Maurice Ravel.

“É uma proposta de altíssima qualidade – explica a diretora do Instituto Italiano de Cultura, Livia Raponi – ambos os artistas têm vivências nas mais importantes instituições musicais da Itália e da Europa. Estamos muito felizes de oferecer ao público carioca a oportunidade de assistir a esse concerto”.

Com seu violino Comte de Cabriac, do luthier italiano Giuseppe Guarneri, construído em Cremona em 1711 e com um Jean Baptiste Vuillaume feito em Paris em 1863, Francesco D’Orazio já se apresentou junto a renomadas instituições como a BBC Symphony Orchestra, a London Symphony Orchestra, a Orquestra Filarmônica da Scala de Milão, a Orquestra da Accademia Nazionale di Santa Cecilia, a Orchestre National d’Ile de France, a Orquestra Filarmônica da Cidade do México, a Regionale Toscana, a Saarlandischer Rundfunk, a Orquestra Filarmônica de Shangai, a Orquestra Filarmônica de Nagoya, o Ensemble Orchestral Contemporain de Lion. Francesco D’Orazio recebeu o XXIX Prêmio Abbiati della Critica Musicale Italiana como Melhor Solista do ano.

Giampaolo Nuti é professor de piano no Conservatório Arrigo Boito de Parma. Vencedor de numerosos concursos nacionais de piano , apresentou-se na Áustria, Alemanha, Irlanda, Suécia, Eslovênia, Estados Unidos, Canada, Peru, Colômbia e México além dos maiores e renomados centros de música italianos, onde toca regularmente como pianista e cravista em importantes festivais, entre os quais o Amici della Musica de Palermo, o Luigi Barbara de Pescara, o Barattelli de Aquila, os Concerti del Quirinale, os festivais de Ravello, Pontino, Nuova Musica di Macerata e Milano Música.

Entre os próximos eventos da série musical, o recital de violão de Clayton Vetromilla (dia 12 de junho), e o concerto com os alunos de piano da UNIRIO (dia 26 de junho)

Em cada exibição, aos participantes será oferecido um buffet com degustação de doces.

Serviço: 

Recital de violino e piano com Francesco D’Orazio e Giampaolo Nuti

Quando: quinta-feira: 30 de maio 2019, às 18h30 – ENTRADA FRANCA.

Teatro Itália – Instituto Italiano de Cultura de Rio de Janeiro

– Av. Antônio Carlos, 40/4º andar, Centro –RJ