Início » Draghi fala à imprensa estrangeira sobre conversa com Putin e aponta ‘mudança de tom’ do presidente da Rússia

Draghi fala à imprensa estrangeira sobre conversa com Putin e aponta ‘mudança de tom’ do presidente da Rússia

31 de março de 2022 - Por Comunità Italiana
Draghi fala à imprensa estrangeira sobre conversa com Putin e aponta ‘mudança de tom’ do presidente da Rússia

Em encontro com a imprensa estrangeira em Roma, o primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, disse nesta quinta-feira (31) que o presidente russo, Vladimir Putin, considera que as condições ainda não estão maduras para um cessar-fogo na Ucrânia. Draghi conversou por telefone com Putin na última quarta-feira (30), sendo este o primeiro diálogo entre os dois desde o início da invasão à Ucrânia.

Draghi também relatou ter ouvido de Putin que ainda não existem as condições para um encontro com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, ou sequer para um cessar-fogo. “Um dos pontos de Putin é que haja pequenos passos adiante nas negociações”, explicou.   

Recentemente, a Rússia indicou que sua prioridade passou a ser a “liberação” do Donbass, região do leste da Ucrânia onde ficam as autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Lugansk, e anunciou uma redução “radical” das atividades militares em Kiev e Chernihiv.   

Mais do que uma retirada, essa movimentação tem sido interpretada como uma manobra de Moscou para reorganizar suas forças e reforçar as linhas no fronte oriental. O futuro do Donbass é a questão mais espinhosa nas negociações, e Moscou e Kiev não fizeram avanços nesse ponto.   

Por outro lado, a Ucrânia se comprometeu a não ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e a não instalar armas nucleares em seu território, mas desde que tenha garantias de segurança por parte de potências internacionais e caminho livre para aderir à União Europeia. 

O premiê italiano também falou que Putin lhe disse que os atuais contratos de gás permanecerão em vigor e que as empresas europeias continuarão a pagar em euros e dólares.

“O que eu entendi, mas posso estar errado, é que a conversão do pagamento (para rublos)…. é um assunto interno da Federação Russa”, disse o premiê italiano, que informou perceber uma mudança de tom no presidente da Rússia, mas pregou cautela para interpretar o que isso significa. (com dados de agências internacionais)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 23h27
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.