Início » Dois históricos partigianos italianos morrem com poucas horas de diferença

Dois históricos partigianos italianos morrem com poucas horas de diferença

18 de dezembro de 2023 - Por Comunità Italiana
Dois históricos partigianos italianos morrem com poucas horas de diferença

Dois históricos partigianos italianos morreram no domingo (17) com apenas algumas horas de diferença um do outro. Roberto Bianchi, que vivia em Frassinoro, iria completar 99 anos em 29 de dezembro. Ele era o último partigiano vivo a ter participado das batalhas que deram origem à experiência da República de Montefiorino, em junho de 1944.

O território proclamou-se independente e assim permaneceu até agosto do mesmo, quando os alemães reconquistaram a área incendiando a cidade de Montefiorino e sua fortaleza. 

Bianchi foi um dos mais jovens a fazer parte dessa experiência. Ele participou de inúmeras batalhas nas montanhas de Modena e Reggio Emilia.

“Meu pai falava frequentemente de suas experiências e alguns outros episódios. Ele arriscou a vida mais de uma vez e era uma pessoa muito sociável, ligada à sua terra”, disse a filha de Bianchi, Alba, em entrevista ao jornal Il Resto del Carlino. 

O outro partigiano morto foi Domenico Pelosi, mais conhecido como “Magher”. O ex-combatente faleceu na cidade de San Giuliano Milanese, aos 99 anos.

Em 1944, o italiano foi preso em Villasanta com o objetivo de ser deportado para a Alemanha, fato que nunca ocorreu. 

“Ele foi uma figura histórica que nos honrou com sua presença. Domenico, assim como muitos que foram mortos ou deportados, escreveram uma página gloriosa de coragem e amor pela democracia e pela liberdade”, disse a Associação Nacional dos Partisans Italianos (Anpi). (com dados de agências internacionais)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 11h11
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.