Diversas regiões da Itália estão em alerta nesta segunda-feira (23) devido a uma onda de frio que cobre boa parte do país com temperaturas congelantes, chuvas torrenciais, nevascas e ventos fortes. Partes das regiões de Marcas, no centro da península, e Emilia-Romagna, no centro-norte, foram colocadas em alerta laranja pelo departamento de Defesa Civil, apenas um nível abaixo do topo da escala de risco.
Isso significa que o mau tempo pode apresentar perigos para pessoas e propriedades. Já Abruzzo e Úmbria, no centro, e Basilicata, Campânia, Calábria, Molise e Puglia, no sul, estão em alerta amarelo, assim como outras partes de Marcas e Emilia-Romagna.
As escolas estão fechadas nesta segunda em Potenza, na Basilicata, e em Modena e Rimini, na Emilia-Romagna. Já em Milão, um morador de rua foi encontrado morto, e a principal suspeita é de que ele tenha sido vitimado pelo frio.
Na província de Foggia, na Puglia, dois jovens imigrantes – um homem e uma mulher – morreram intoxicados pelo monóxido de carbono emitido por um braseiro dentro de um barraco.
A onda de frio chega após uma virada de ano com clima primaveril na Itália, que teve em 2022 o ano mais quente de sua história. (com dados da Ansa)