O dia 10 de julho é dedicado a uma das paixões nacionais da gastronomia, a Pizza

O Brasil é um dos maiores consumidores internacionais do tradicional prato italiano, são consumidas no Brasil cerca de um milhão por dia, por ano a conta é de 1,8 bilhão de unidades. A pizza passou por diversas transformações, desde o século 19 com a imigração dos italianos, até a receita atual. E para celebrar este dia, dezenas de pizzarias estão dando descontos para quem se render a delícia italiana.

Um fato, no mínimo curioso, é a campanha ‘#PizzaUnesco’ que já conseguiu colher 1,3 milhão de assinaturas em mais de 50 países e o Brasil também está apoiando. O projeto é fazer com que a ‘pizza napolitana’, a mais tradicional, se torne um Patrimônio da Humanidade da Unesco. O “objetivo é atingir dois milhões de adesões em ao menos 100 países até o outono [europeu]”, disse o promotor da campanha, Alfonso Pecoraro Scanio.

A paixão pela redonda vai além do Brasil e Itália, em junho deste ano, os Estado Unidos ganharam o título de “maior pizza do mundo” da Itália. Criada pelos pizzaiolos de Fontana, na Califórnia, a pizza tinham 2, 13 km de extensão.