Capital paulista tem pizzarias entre as melhores do mundo e viu a abertura de 444 novos negócios relacionados à pizza no ano passado, mais do que qualquer outra cidade no país
Prato típico da zona portuária de Nápoles, a pizza, até então um simples disco de massa com molho de tomate, saiu do sul da Itália em direção a São Paulo junto com a segunda leva de imigrantes no país, no início do século 20. Difundida por ambulantes nas portas das fábricas, ela caiu no gosto popular e, desde a década de 1980, tem até uma data para chamar de sua, o Dia da Pizza, celebrado em 10 de julho.
Hoje é praticamente impossível falar da gastronomia da capital paulista sem as suas redondas, tanto que, ano após ano, São Paulo reforça o título de “Capital Nacional da Pizza”. Somente no ano passado, foram abertos 444 novos estabelecimentos relacionados à produção de pizzas na cidade, número que representa cerca de 12,6% de todas as pizzarias abertas no país em 2023, que corresponde a mais de 3.500 negócios.
Ao todo, a cidade soma 4.407 pizzarias, enquanto o número nacional fica na casa das 34.097 pizzarias ativas – um salto de 11,55% quando comparado a 2022 . Os dados são do “Mercado de Pizzarias 2023”, levantamento da Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra).
As informações representam, em média, 75% do setor de pizzarias no país e foram extraídas de fontes oficiais do governo, que compreende empresas cadastradas na Receita Federal, em situação ativa, até dezembro de 2023. O estudo não levou em consideração os Microempreendedores Individuais (MEI).
Importante ressaltar que, do número total de pizzarias do estudo, 87,2% são microempresas; 10,9% são empresas de pequeno porte e apenas 1% são sociedade limitada. (com dados da Cnn)