Início » Desenhos a ‘giz vermelho’ de Da Vinci são expostos no Castello Sforzesco, em Milão

Desenhos a ‘giz vermelho’ de Da Vinci são expostos no Castello Sforzesco, em Milão

09 de maio de 2024 - Por Comunità Italiana
Desenhos a ‘giz vermelho’ de Da Vinci são expostos no Castello Sforzesco, em Milão

Desenhos a “giz vermelho” do mestre italiano Leonardo Da Vinci estão em exposição no Castello Sforzesco, um dos principais pontos turísticos de Milão. As obras, que poderão ser contempladas até 8 de agosto, foram realizadas com sanguínea, uma pedra vermelha natural usada com diferentes aplicações.

Entre elas estão como linha de contorno, como tratamento de claro-escuro, como ferramenta de esfumar – esfregando os dedos sobre o pó ou pressionando a ponta da sanguínea sobre a folha -, ou com a técnica inventada por Da Vinci, o “vermelho sobre vermelho”, com desenhos e suportes da mesma cor.   

Estão em exposição dez gravuras e quarenta desenhos feitos desde o final do século 15 até a primeira década do século 19, incluindo a famosa “Cabeça de Mulher” atribuída a Leonardo.   

A exposição gratuita, baseada em pesquisas de acadêmicos holandeses e italianos, é curada por Michael Kwakkelstein e Luca Fiorentino, e possui uma seção dedicada a Leonardo e sua escola; outra dedicada à restauração de um Nu Acadêmico atribuído a Andrea Sacchi, técnica explicada por meio de materiais expostos e vídeos; e outra dedicada aos diferentes tipos de desenho com papéis escolares lombardos, romanos, napolitanos e venezianos.   

No catálogo que acompanha a exposição, também foram apresentadas algumas propostas de atribuição, com a esperança de suscitar um diálogo científico capaz de enriquecer as coleções públicas.   

O design gráfico da exposição foi criado pelos estudantes da Civica Scuola d’Arte & Messaggio.

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 10h18
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.