Início » Curitiba recebe equipe ministerial de Roma para inspeção de rotina

Curitiba recebe equipe ministerial de Roma para inspeção de rotina

09 de fevereiro de 2023 - Por Roberta Gonçalves

O mês de fevereiro já começou agitado para a comunidade italiana da região Sul. Trata-se da visita de uma equipe da Farnesina (Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional do governo italiano), que chegou a Curitiba no dia 1 de fevereiro para um trabalho de inspeção nas atividades do Consulado Geral da Itália.

No curto e intenso período que esteve na capital paranaense – apenas dois dias, procedente de Porto Alegre, onde fez trabalhos similares – a equipe foi recepcionada com um coquetel de boas-vindas no Palácio Garibaldi, uma construção histórica no centro de Curitiba, que acolhia os imigrantes italianos recém-chegados, no final do século XIX.

Coquetel de boas vindas

A recepção, realizada em 2 de fevereiro, contou com a presença de autoridades como Salvatore Di Venezia, cônsul-geral da Itália, Darci Piana, vice-governador do Paraná, Eduardo Bonetti, presidente do Comites PR/SC, Walter Petruzziello, um dos quatro conselheiros brasileiros do CGIE – Conselho Geral de Italianos nos Exterior – e Claudio Stabile, presidente da Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar, entre outros.

O vice-governador do Paraná, Darci Piana, fez um convite ao grupo da Itália e, em clima de despedida, agradeceu pela dedicação do cônsul Salvatore Di Venezia, que encerra sua gestão em março:

“Convidamos a equipe de inspeção para voltar aqui, em férias, e conhecer todas as belezas do nosso estado. Tenho certeza que irão se surpreender. Em nome do governo do Paraná, também quero reconhecer o grande trabalho realizado pelo cônsul Salvatore Di Venezia em nosso estado”.

Walter Petruzziello

O advogado Walter Petruzziello, um dos quatro conselheiros brasileiros do CGIE – Conselho Geral de Italianos nos Exterior, falou com exclusividade à Comunità. Durante a passagem da equipe ministerial pelo Paraná, Petruzziello aproveitou para discutir alguns temas de interesse:

“Falamos sobre melhorias no processo de emissão da cidadania italiana e possíveis ajustes no sistema Prenota@mi, para acelerar o serviço. Apresentei minha proposta para a equipe, e espero poder levá-la adiante, durante minha atuação no CGIE”, explica. O Prenota@mi é um portal aberto para reserva de serviços consulares gratuitos.

Conforme informações oficiais, a visita da equipe ministerial faz parte de uma inspeção de rotina e foi a primeira realizada na nova sede do Consulado Italiano do Paraná e de Santa Catarina, inaugurada no final de setembro de 2022, no centro de Curitiba. O grupo ministerial concluiu seu trabalho em Curitiba e já está em Roma.

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 01h39
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.