Você sabe o que significa plin e bigoli? Estas e outras iguarias da cozinha italiana fazem parte do programa de aprendizado do Giro d´Italia, workshop de enogastronomia organizado pelo chef Paolo Pisano (@chefpisoso) e o sommelier Andrea Torrente, entre 15 e 25 de maio, em Curitiba. As aulas vão rolar às segundas e quintas, das 19h às 22h, e as inscrições já estão abertas.
A semana 1 (dias 15 e 18 de maio) é dedicada à região do Vêneto, com pratos como os bigoli (um espaguete grosso artesanal servido com ragu de pato). Na semana 2 (dias 22 e 25 de maio), é a vez do Piemonte, que vai trazer os plin, versão piemontesa de ravioli com recheio de carne, servido com demi glace de carnes e legumes, entre outras iguarias. O curso é direcionado a estudantes de gastronomia e simples apaixonados pela culinária italiana que desejam aprender pratos que fogem do comum. Os alunos vão preparar a comida sob orientação do chef.
Os pratos serão harmonizados com vinhos italianos. Nas aulas do Vêneto, será servido um tinto da Valpolicella; nas do Piemonte, os pratos serão acompanhados pelo tinto Barbera d’Asti. A seleção dos rótulos é realizada pelo sommelier italiano e jornalista enogastronômico, Andrea Torrente, que vai conduzir a degustação harmonizada e apresentar as principais noções sobre a produção vitivinícola das duas regiões.
As aulas acontecem às segundas e quintas, das 19h às 22h, na Universidade Positivo, e custam R$ 180 por pessoa, com direito à degustação dos pratos e dos vinhos. O Giro d’Italia é realizado pelo Centro Cultural italo/brasileiro “Dante Alighieri”, em parceria com a Universidade Positivo Ecoville.
Serviço
Curso Livre de Enogastronomia “Giro d´Italia” – Curitiba – PR
Inscrições e mais informações: WhatsApp 41 99644 6096 / Instagram @chefpisoso e @andrea.torrente
Local: Laboratório de gastronomia 117 da Universidade Positivo (campus Ecoville), Curitiba – PR.