Início » Croácia adota oficialmente o euro e entra na área Schengen

Croácia adota oficialmente o euro e entra na área Schengen

02 de janeiro de 2023 - Por Comunità Italiana
Croácia adota oficialmente o euro e entra na área Schengen

Com o início do novo ano, a Croácia adotou oficialmente o euro e entrou na área Schengen no domingo (1º), dois importantes passos para a nação dos Bálcãs que aderiu à União Europeia há quase 10 anos. Com isso, os croatas dão adeus à sua moeda, a kuna, tornando-se o 20º Estado a adotar a moeda única europeia. Já a área Schengen, que, entre outras coisas, permite a circulação sem a necessidade de passaporte, agora tem 27 membros.

À meia-noite foram realizadas cerimônias para marcar os dois momentos históricos. Em dois dos principais postos de fronteira entre Eslovênia e Hungria, foram realizadas a retirada simbólica dos controles físicos, deixando os primeiros carros a cruzarem a rota sem a necessidade de apresentar documentação.

O ministro do Interior, Davor Bozinovic, foi o responsável por apertar o botão do controle de catracas pela última vez na fronteira entre Bregana-Brezice. “Nós abrimos as portas a Europa sem fronteiras e definitivamente afirmamos nossa identidade europeia pela qual lutaram gerações de croatas”, afirmou o político.

Já em Zagreb, os caixas eletrônicos começaram a emitir as notas de euros – mesmo que o período de transição ainda siga até o dia 14 de janeiro. A taxa de conversão foi convencionada e está fixada em 7,53450 kunas croatas por 1 euro.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi até a fronteira entre a Eslovênia e a Croácia para marcar a adesão e ainda se reúne neste domingo com o governo do país.

“O ano novo é um momento de novos inícios, e hoje não há lugar melhor na Europa para celebrá-lo, como dia de festa e de orgulho para os croatas, mas também para todos os cidadãos da Europa”, pontuou.

“A Croácia trabalhou duro para se tornar o 20º país a entrar na área do euro e conseguiu. É a demonstração que o euro é uma moeda atraente e que leva estabilidade aos seus membros”, disse a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, em visita a Zagreb.

Quem também se manifestou foi o presidente da Itália, Sergio Mattarella, que ressaltou que esse é um “resultado importante para o projeto europeu e para o povo croata, ao qual faço minhas melhores saudações”.

“Espero que logo outros países atinjam o mesmo objetivo em benefício de toda a União Europeia”, afirmou ainda. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 23h15
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.