‘Covid paralisou luta pelo clima’, diz Greta por videoconferência no Festival de Veneza

Segundo a ativista, é “urgente” retomar a luta contra as mudanças climáticas
A ativista sueca Greta Thunberg afirmou nesta sexta-feira (4), em videoconferência no Festival de Veneza, que é “urgente” retomar a luta contra as mudanças climáticas se a humanidade quiser “ter um futuro”.
Em declaração à agência de notícias Ansa, a jovem de 17 anos disse que a pandemia do novo coronavírus “atingiu a todos” e “colocou a luta contra as mudanças climáticas em pausa”.
“Mas devemos entender que é urgente e que não podemos desistir se quisermos ter um futuro”, declarou Thunberg, reconhecendo, no entanto, que derrotar o coronavírus é uma “prioridade”.
“Não se pode gerir duas crises ao mesmo tempo”, acrescentou. A ativista é protagonista do documentário “Greta”, de Nathan Grossman, e participou da videoconferência durante o intervalo entre duas aulas em sua escola na Suécia.
Exibido na seção Fuori Concorso (Fora de Concurso) do Festival de Veneza, o documentário segue a jovem em sua cruzada em defesa do meio ambiente, incluindo sua viagem de veleiro para participar da Assembleia-Geral da ONU em 2019.
Thunberg lidera um movimento global de jovens chamado Fridays for Future e que promove greves estudantis às sextas-feiras. (com dados da Ansa)