Início » Corte da Itália rejeita recurso apresentado pela defesa do líder anarquista Alfredo Cospito

Corte da Itália rejeita recurso apresentado pela defesa do líder anarquista Alfredo Cospito

26 de fevereiro de 2023 - Por Comunità Italiana
Corte da Itália rejeita recurso apresentado pela defesa do líder anarquista Alfredo Cospito

A Corte de Cassação da Itália rejeitou na última sexta-feira (24) o recurso apresentado pela defesa do líder anarquista Alfredo Cospito, em greve de fome há quase quatro meses e detido na enfermaria penitenciária do hospital San Paolo, em Milão, e o manteve em um duro regime de reclusão. O veredicto foi recebido com protestos e gritos de “assassinos” por um grupo de anarquistas e simpatizantes que estavam na entrada do tribunal no centro de Roma.

“Depois de ler a acusação do procurador-geral Gaeta, pensamos que a lei poderia mais uma vez iluminar esse caso sombrio. Mas a decisão desta noite prova que estávamos errados”, afirmou o advogado Flavio Rossi Albertini.

Já o vice-premiê e ministro de Infraestrutura da Itália, Matteo Salvini, comemorou e afirmou que “não será violência nem ameaças para mudar leis e sentenças”.

Após a decisão da justiça, o silêncio recaiu na Piazza Cavour, no centro de Roma, onde os manifestantes em prol de Cospito estavam há mais de oito horas aguardando o veredicto. As faixas em apoio ao líder anarquista foram retiradas do local, que está ocupado pelas forças de ordem para proteger o Palazzaccio, sede da Suprema Corte de Cassação.

Cospito cumpre pena de 20 anos de prisão e está em greve de fome para protestar contra o chamado 41-bis, nome do regime de isolamento total na cadeia, sistema geralmente reservado a mafiosos. A luta do italiano tem provocado uma série de manifestações no país e ataques liderados por grupos anarquistas contra sedes diplomáticas da Itália no exterior. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 03h57
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.