O Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro e a Agência Nacional Italiana de Turismo (ENIT), com apoio da revista Comunità Italiana, realizará durante o mês de junho a 1ª edição do evento ITALIANORIO: um combinado de atividades esportivas, culturais e enogastronômicas.

A primeira atividade do evento será a corrida e festa popular ITALIANORIO, no dia 2 de junho, dia da República Italiana. Promovida em colaboração com o Coni Brasile, a corrida tem um percurso de 3,5km com início na Praça Mauá prosseguindo para o Boulevard Olímpico. Um trajeto que passa pelo Museu do Amanhã, grafite Etnias, Museu de Arte do Rio, entre outras atrações pelo centro histórico do Rio de Janeiro. A concentração é às 07h30 e largada às 08h30.

Ao final, os corredores chegarão a uma Festa Popular Italiana montada na Praça Mauá. A corrida contará com kits para os participantes, pontos de hidratação, sacolinha com café da manha oferecido pelo Supermercados Zona Sul e premiações. 

Mais de 500 pessoas já se inscreveram para participar da corrida. Se inscreva também: https://ticketagora.com.br/e/corrida-italianorio-7933

A festa, após a corrida e aberta ao público, remete ao ambiente das verdadeiras sagras italianas, com cenografia típica, música, atividades várias, mesões comuns para comer e sabores de comida típica italiana. A ideia é propagar a cultura italiana e celebrar a gastronomia típica e o bom vinho. 

Ao longo da festa o palco contará com apresentações de dança, música e DJs animando o dia. A festa conta ainda com atividade infantil para divertir as crianças.