Com o objetivo de aproximar o Consulado aos cidadãos italianos que moram em Minas Gerais, são organizadas periodicamente missões a cidades no interior de Minas, com um “Funcionário Itinerante”, que recolherá as digitais dos cidadãos e cidadãs italianos/as interessados/as no passaporte.

A próxima missão acontecerá em Juiz de Fora, na Zona da Mata de Minas Gerais, nos dias 04 e 05 de abril de 2019. O atendimento será realizado na Agência Consular Honorária de Juiz de Fora, localizada na Avenida Rio Branco, 2585, nos seguintes dias e horários:

– quinta-feira, 04 de abril das 15.00 às 18.00

– sexta-feira, 05 de abril das 9.00 às 12:30

Para se inscrever nesta iniciativa é necessário enviar um e-mail para a Agência Consular Honorária (juizdefora.onorario@esteri.it), preenchendo, de acordo com a idade do/a requerente, um dos formulários: para maiores ou para menores de idade.

Somente poderão ser aceitos os pedidos dos/as requerentes cujo registro no Consulado esteja regularmente atualizado (por exemplo, que tenham apresentado a este Consulado, as próprias certidões de casamento, divórcio, nascimento de filhos/as, etc.).

Os passaportes, impressos em um segundo momento, serão enviados pelo correio aos respectivos titulares (mediante entrega ao
funcionário itinerante de um envelope plástico bolha e os selos necessários para o envio de uma carta registrada, por requerente, como especificado adiante).

Documentos que deverão ser apresentados no dia do atendimento:

A. Requerentes maiores de idade SEM filhos menores

1. Formulário (A) de requerimento preenchido (que deverá ser assinado na presença do nosso funcionário).

2. Duas fotografias iguais, recentes, sem data, coloridas, de frente, com fundo branco, no formato 3,5×4,5.

3. Documento de identidade do requerente: passaporte italiano, passaporte brasileiro valido, RG emitido há menos de 10 anos ou RNE, original e cópia simples. Não serão aceitas carteiras profissionais ou carteira de motorista.

4. Comprovante de residência em nome do/a requerente, original, recente (emitido há menos de 3 meses), e um xerox simples.

5. Um (01) envelope de preferência com plástico bolha, no tamanho 20 x 18,5, que deverá ser adquirido em uma agência dos Correios, juntamente com os selos necessários para o envio de uma carta registrada, com AR, com peso até 200 gramas, para cada passaporte solicitado, inclusive no caso de pessoas residentes no mesmo endereço.

B. Maiores de idade COM filhos menores

1. Formulário (A) de requerimento preenchido, que deverá ser assinado na presença do funcionário.

2. Presença do outro genitor dos filhos menores, munido de documento de identidade (passaporte brasileiro valido ou RG recente), original e xerox simples.

3. Duas fotografias iguais, recentes, sem data, coloridas, de frente, com fundo branco, no formato 3,5×4,5.

4. Documento de identidade do requerente: passaporte italiano, passaporte brasileiro valido, RG emitido há menos de 10 anos ou RNE, original e cópia simples. Não serão aceitas carteiras profissionais ou carteira de motorista.

5. Comprovante de residência em nome do/a requerente, original, recente (emitido há menos de 3 meses), e um xerox simples.

6. 1 envelope de preferência com plástico bolha, no tamanho 20 x 18,5, que deverá ser adquirido em uma agência dos Correios,
juntamente com os selos necessários para o envio de uma carta registrada, com AR, com peso até 200 gramas, para cada passaporte solicitado, inclusive no caso de pessoas residentes no mesmo endereço.

C. Menores de idade

1. É indispensável a presença do/a menor requerente e de ambos os genitores do/a menor.

2. Formulário (B) de requerimento preenchido e assinado por ambos os genitores na presença do funcionário itinerante.

3. Duas fotografias iguais, recentes, sem data, coloridas, de frente, com fundo branco, no formato 3,5×4,5.

4. Documento de identidade do menor e dos pais: passaporte italiano, passaporte brasileiro valido, RG emitido há menos de 10 anos ou RNE, original e cópia simples do menor e dos pais. Não serão aceitas carteiras profissionais ou carteira de motorista.

5. Comprovante de residência em nome do genitor italiano/a, original, recente (emitido há menos de 3 meses), e um xerox
simples.

6. Um (01) envelope de preferência com plástico bolha, no tamanho 20 x 18,5, que deverá ser adquirido em uma agência dos Correios, juntamente com os selos necessários para o envio de uma carta registrada, com AR, com peso até 200 gramas, para cada passaporte solicitado, inclusive no caso de pessoas residentes no mesmo endereço.

Informa-se que o pagamento da taxa consular para emissão de passaporte será solicitado em um segundo momento, após a análise da documentação. Portanto, é de fundamental importância indicar no requerimento o próprio endereço e-mail. (Consulado da Itália em MG)