Início » Conjunto de vilas de Cinque Terre anuncia medidas para conter aglomerações em rotas turísticas

Conjunto de vilas de Cinque Terre anuncia medidas para conter aglomerações em rotas turísticas

08 de abril de 2024 - Por Comunità Italiana
Conjunto de vilas de Cinque Terre anuncia medidas para conter aglomerações em rotas turísticas

O charmoso conjunto de vilas de Cinque Terre, na região da Ligúria, no sul da Itália, anunciou nesta segunda-feira (8) novas medidas para evitar aglomerações nas rotas do parque arqueológico nos dias “mais intensos” de afluência turística. As iniciativas, que foram estudadas e serão implementadas, incluem o “Sentiero Verde Azzurro”, criação de um sentido único, a manutenção da rede de rotas, totens informativos e balcões de pessoas, além do aumento do preço do cartão “Cinque Terre”.

“As ações de contenção e controle de fluxos nos caminhos no parque surgem da dupla necessidade de garantir a proteção do patrimônio ecológico e a segurança dos visitantes”, explica a presidente do parque, Donatella Bianchi.

Entre as ações também está o aumento do cartão de Trekking em Cinque Terre para acesso à trilha Sva Monterosso Corniglia Vernazza nos 16 dias de fluxo intenso.

Para Bianchi, esta é uma medida extraordinária que diz respeito à necessidade de proteger o território e consequentemente também a experiência de visita do caminhante, que muitas vezes se decepciona com as suas expectativas justamente por causa das multidões.

A direção do parque tomou a decisão após encomendar um estudo à uma empresa especialista que traçou soluções para os dias de pico, com o objetivo de mitigar o impacto do turismo.

Nos dias de pico, além do aumento dos controles e das informações, serão implementadas medidas para garantir também a segurança de quem se aventura pelos caminhos impermeáveis das Cinque Terre.

Desta forma, são reintroduzidos horários de ida na via Verde Azzurro que liga Monterosso, Vernazza e Corniglia, além da instalação de totens de informação e contadores de pessoas nas entradas das vias. Ao todo, 18 trabalhadores de manutenção serão acionados para intervenções na rede de vias. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 16h54
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.