No dia 21 de fevereiro de 1874, o Vapor “La Sofia” desembarcava no Brasil com as primeiras famílias italianas. A travessia pelo oceano Atlântico transformou a vida daquelas pessoas e também de um país inteiro, o Brasil. Em homenagem a esta data, desde 2008, o Brasil celebra o “Dia Nacional do Imigrante Italiano” no país em todo dia 21 de fevereiro.

Com a crise instalada na Itália durante meados do século 19 e 20, vários camponeses vieram ao país sul-americano para trabalhar nas lavouras do território brasileiro, principalmente nas regiões Sudeste e Sul. Com o objetivo de buscar novas oportunidades. Alguns italianos chegaram ao Brasil dispostos a criar pequenas empresas e prosperar. Vendiam o que tinham na Itália e investiam no Brasil em áreas como a agricultura, comércio, prestação de serviços e indústria.

A expedição de Pietro Tabacchi ao Espírito Santo, há 145 anos, marcou o início do processo de migração em massa dos italianos para o Brasil. Os imigrantes que chegaram por aqui deram origem a uma grande colônia italiana, a maior do mundo com mais de 30 milhões de descendentes espalhados pelo país.