Início » Congresso brasileiro lança Frente Parlamentar Brasil-Itália

Congresso brasileiro lança Frente Parlamentar Brasil-Itália

07 de junho de 2023 - Por Comunità Italiana
Congresso brasileiro lança Frente Parlamentar Brasil-Itália

Iniciativa pioneira visa fortalecer as relações entre os dois países

A Embaixada italiana em Brasília sediou, na noite dessa terça-feira (6) o lançamento da Frente Parlamentar Mista Brasil-Itália. A ação inédita pretende estreitar, ainda mais, os laços entre as duas nações, com especial destaque para as relações comerciais, culturais, sociais e científicas.

As frentes parlamentares são associações formadas por deputados e senadores para debater temas específicos de interesse da sociedade brasileira. A Frente Brasil-Itália conta atualmente com a adesão de 244 deputados e senadores, representando 41% de todo o Congresso, distribuídos entre 20 partidos e todas as 27 unidades federativas do Brasil.

O embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento do diálogo entre os dois países.

“Este é um evento histórico, marcando a primeira vez que a Itália tem uma frente parlamentar no Congresso brasileiro. É o reconhecimento da importância da comunidade ítalo-brasileira no País, que inclui 32 milhões de brasileiros descendentes, além de 750 mil italianos”.

Embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello

“Temos, na construção parlamentar Brasil-Itália, um protocolo de cooperação entre os dois Poderes Legislativos, assinado em 2002. Esperamos que os presidentes da Câmara brasileira, Arthur Lira, e da Câmara italiana, Lorenzo Fontana, reativem esse acordo”.

O embaixador italiano falou ainda do valor da Frente Parlamentar Brasil-Itália no cenário político internacional. Ele lembrou que o Brasil assumirá a presidência do G20, em 1º de dezembro, enquanto a Itália assumirá, no próximo ano, a presidência do G7, reforçando a relevância da cooperação entre as duas nações.

Para o representante do governo italiano, a relação entre Itália e Brasil ultrapassa um simples relacionamento estratégico ou amistoso.

“Trata-se de um relacionamento de sangue, o que sugere que, independentemente dos governos atuais ou futuros, a cooperação entre os dois países sempre persistirá”.

O deputado federal Carlos Zarattini, do Partido dos Trabalhadores de São Paulo, celebrou a criação da Frente Parlamentar Brasil-Itália, exaltando a importância da comunidade italiana na formação da sociedade brasileira.

“É uma iniciativa que aproxima o Parlamento brasileiro do Parlamento italiano. Os descendentes e imigrantes italianos exerceram papel fundamental na formação política, econômica e cultural do Brasil. Com a Frente, pretendemos, além de um maior diálogo na área comercial, uma aproximação cultural cada vez mais ampla, de ambos os lados, estimulando uma troca rica e diversificada”.

Deputado federal Carlos Zarattini, do Partido dos Trabalhadores de São Paulo

Para Zarattini, a Frente poderá também estimular a vinda de italianos ao Brasil, interessados em conhecer o local onde seus descendentes se estabeleceram, e a ida de brasileiros à Itália, a fim de conhecerem a terra de origem de seus antepassados.

Presidência e Vice-Presidência mineiras

A Frente Parlamentar Brasil-Itália será presidida pelo deputado Luiz Fernando Faria, do PSD de Minas Gerais. O parlamentar descreveu a iniciativa como uma plataforma chave para a potencialização dos vínculos entre brasileiros e italianos.

“Enxergamos nossa relação com a Itália como uma amizade histórica que precisa ser constantemente cultivada para um futuro próspero e compartilhado. A Frente visa intensificar e aprofundar essa ligação, promovendo a abertura de novas oportunidades para uma cooperação mais robusta em múltiplos domínios”.

Faria acrescentou que há um amplo espectro de atividades a ser explorado, abrangendo áreas como comércio, investimento, ciência, tecnologia, cultura e turismo, entre outros.

Presidente da Frente Parlamentar Brasil-Itália, deputado Luiz Fernando Faria, do PSD de Minas Gerais

“Nossa meta é estimular a troca de experiências e conhecimento entre os parlamentares de ambos os países, buscando soluções conjuntas para os desafios que nos esperam”.

A Vice-Presidência da Frente Brasil-Itália ficará a cargo do deputado Eros Biondini, do PL, também de Minas Gerais. Além de vice-presidente da Frente, Biondini foi escolhido para presidir o Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Itália, espaço de diálogo entre os Parlamentos brasileiro e italiano que existe desde 1979.

Biondini ressaltou a forte influência italiana no Brasil e a importância da cooperação econômica, mencionando grandes empresas italianas instaladas em Minas Gerais, como a Fiat. Com cidadania italiana, o deputado afirmou que existe uma conexão única entre os dois países, e comprometeu-se a debater, junto à Frente Parlamentar recém-criada, meios de facilitar o processo de obtenção de cidadania italiana para brasileiros descendentes.

Deputado Eros Biondini, Vice-Presidente da Frente Parlamentar Brasil-Itália

Eros Biondini também explicou as diferenças entre a Frente Parlamentar e o Grupo de Amizade Brasil-Itália.

“A Frente Parlamentar, como um órgão misto do Congresso Nacional, busca fortalecer as relações e monitorar o desenvolvimento de iniciativas entre os dois países no Brasil. O Grupo de Amizade, por outro lado, funciona como uma plataforma para o diálogo entre parlamentares de ambas as nações, discutindo legislação e maneiras de fomentar investimentos bilaterais, bem como abordando questões sociais, ambientais e de segurança”.

Entre outras autoridades, também esteve presente no evento de lançamento da Frente Parlamentar Brasil-Itália o senador Sergio Moro, do partido União Brasil do Paraná. Ele elogiou a iniciativa, ressaltando a influência da Itália no Brasil.

“O Brasil tem uma grande comunidade de descendentes de italianos, na qual eu me incluo. ‘Moro’ é um sobrenome comum na região do Vêneto. E temos muitas semelhanças culturais. Então, é um grande prazer o lançamento da Frente Parlamentar e a retomada das atividades do Grupo de Amizade Brasil-Itália”.

O editor-chefe da Revista Comunità Italiana, Pietro Petraglia, transmitiu a alegria de poder divulgar um momento histórico para Brasil e Itália, às vésperas de a publicação completar 30 anos.

Pietro Petraglia, presidente do Grupo Editorial Comunità

“Em março do ano que vem, serão três décadas de cobertura do que acontece no universo das relações ítalo-brasileiras, e estamos felizes por poder acompanhar o lançamento da primeira frente parlamentar entre um país europeu e o Brasil. Logicamente vai depender muito da proatividade da rede política entre os dois países, mas a Frente Brasil-Itália nasce num momento muito frutífero”.

Para Petraglia, a Frente Parlamentar Brasil-Itália pode funcionar como um catalisador para o progresso das duas nações, num momento histórico de profundas mudanças.

“Saímos da pandemia e o mundo já mudou bastante. Agora temos que pensar em avanços e nada melhor para isso do que a união entre duas culturas que se complementam tanto, seja na arte, na gastronomia, no futebol ou em qualquer outra área. Esperamos que venham novos projetos para o bem dos cidadãos brasileiros e italianos”.

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 09h12
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.