Faça parte dessa comunidade!

Assine já
Início » Conferência Bilateral para a Reconstrução da Ucrânia tem início em Roma

Conferência Bilateral para a Reconstrução da Ucrânia tem início em Roma

26 de abril de 2023 - Por Comunità Italiana
Conferência Bilateral para a Reconstrução da Ucrânia tem início em Roma

Começou nesta quarta-feira (26) a Conferência Bilateral para a Reconstrução da Ucrânia em Roma, na Itália, que visa arrecadar fundos e debater as necessidades do país que está sofrendo com a invasão da Rússia há mais de um ano e dois meses. Representando Kiev, estarão presentes o premiê Denys Shmyal e o ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, entre outros.

Já todo o alto escalão italiano participa do evento ao longo do dia. Além disso, cerca de 600 empresas italianas foram convidadas para debater e fazer investimentos para ajudar os ucranianos.

O governo italiano considera que sem a iniciativa privada não será possível completar tudo que a Ucrânia precisa repor, já que os danos são estimados em cerca de 411 bilhões de euros. Por outro lado, também espera-se que Kiev faça sua parte com reformas internas para ampliar a transparência dos gastos e da gestão pública.

“A Itália exprime seu forte convencimento favorável à entrada da Ucrânia na União Europeia no tempo mais rápido possível e admiramos o compromisso de seu governo no caminho das reformas iniciadas para respeitar os parâmetros comunitários”, disse o presidente da Itália, Sergio Mattarella, em seu discurso de abertura.

O mandatário ainda reafirmou que a Itália permanecerá “dando pleno apoio em todos os âmbitos e até que seja necessário” para Kiev. “A defesa da independência, da liberdade e da integridade territorial da Ucrânia é um valor fundamental para todos os países do mundo que acreditam na liberdade dos povos e das pessoas”, acrescentou.

Ainda conforme Mattarella, “todos desejamos a paz, mas essa deve ser justa e que respeite a integridade da Ucrânia”.

Já o chanceler italiano, Antonio Tajani, pontuou que a reconstrução do país europeu “é parte fundamental da ação de proximidade que nós italianos, nós europeus, queremos concretamente demonstrar”. “A reconstrução começa agora e nós queremos estar na linha de frente, colocando as bases”, destacou, ressaltando ainda que “a Rússia deve pagar pela destruição que causou”.

Itália dará 100 mi de euros para fundo UE para Ucrânia

O ministro da Economia da Itália, Giancarlo Giorgetti, afirmou durante a conferência para a reconstrução ucraniana que o governo dará uma contribuição milionária para o Banco Europeu para Investimentos na Ucrânia (BEI EU for Ukraine).

“O apoio está coerente com a próxima adesão à União Europeia. Aproveito a oportunidade dessa conferência para anunciar a nossa contribuição ao fundo de garantia BEI EU for Ukraine, constituído recentemente, com uma garantia de 100 milhões de euros”, afirmou durante o evento.

Meloni cobra aceleração de entrada da Ucrânia na UE

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, cobrou que a entrada da Ucrânia na União Europeia seja acelerada durante a uma coletiva de imprensa às margens da conferência que está sendo realizada em Roma nesta quarta-feira.

“O futuro da Ucrânia deve ser sempre a maior capacidade de inserir-se nas dinâmicas e nas instituições europeias. O modo mais inteligente de agradecer aos ucranianos por tudo que estão fazendo é acelerar a possibilidade de fazer parte das instituições europeias. É preciso reconhecer os esforços enormes de Kiev, também durante a guerra, para reformar o seu sistema e aproximá-lo dos padrões da Comissão UE”, disse aos presentes.

Segundo a líder do Executivo italiano, “é fundamental reconhecer esse esforço acelerando e iniciando em tempos rápidos as negociações de adesão à UE” porque o país é um “posto avançado para a segurança” de toda a Europa.

Atualmente, o processo já foi iniciado pelo governo de Kiev, mas ainda está andando no ritmo “normal” de adesão.

Meloni ressaltou a importância do evento em Roma, dizendo que falar sobre a reconstrução do território “significa apostar na vitória e no fim do conflito, e estou segura que o futuro da Ucrânia será de paz, bem estar e sempre mais europeu”.

“A Itália continuará a fazer a sua parte em 360 graus em apoio à Ucrânia em seus planos político, militar, humanitário e também de reconstrução para algumas infraestruturas estratégicas nas áreas libertadas e em tudo para o amanhã”, pontuou, ressaltando que a paz só vai chegar “quando a Rússia cessar as hostilidades e os ataques contra objetivos civis”.

Por sua vez, o premiê ucraniano, Denys Shmyhal, ressaltou que as relações entre os dois países “estão em um novo nível” e que a reconstrução precisa “começar agora”.

“Estamos unidos na defesa e estamos unidos na reconstrução. Agradeço a presidente do Conselho [de Ministros], as instituições e o povo italianos pelo apoio em 360 graus. A Itália foi chave no apoio à Ucrânia para a adesão à UE e lembraremos disso”, pontuou.

Já o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, agradeceu a Itália por seu apoio de “longo prazo” durante a conferência.

“O interesse demonstrado pelas empresas italianas é a melhor notícia que poderíamos receber ao pousar em Roma. Agradeço às instituições e às empresas por estarem ao lado da Ucrânia e pelo compromisso de longo prazo. Os contatos entre os nossos governo estão mais dinâmicos do que nunca”, afirmou o chanceler. (com dados de agências internacionais)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 23h47
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.