Comunidade italiana de Niterói realiza encontro com o candidato a prefeito Axel Grael

Representantes da comunidade italiana de Niterói, Rio de Janeiro, participaram nesta terça-feira (13) de um encontro com o candidato a prefeito da cidade Axel Grael (PDT)
O evento, um almoço realizado no restaurante Emporio Del Gusto/ Da Carmine e organizado pelo presidente do grupo Comunità Italiana, Pietro Petraglia, consolidou o apoio da comunidade italiana à candidatura de Axel.
Grael, que foi vice-prefeito, secretário Executivo e de Planejamento de Niterói durante os últimos oito anos sob o mandato de Rodrigo Neves (PDT), traz como seu candidato a vice Paulo Bagueira (SD). Durante o evento, Axel agradeceu o apoio da comunidade italiana presente e falou um pouco sobre, se eleito, o que se pode esperar da sua gestão.
“Gostaria de agradecer muito a presença de todos aqui, para mim é um momento super agradável. Estou agora com esse desafio de ser candidato a prefeito para dar continuidade à gestão de Rodrigo Neves, uma gestão muito bem avaliada qual as pesquisas mostram mais de 80% de aprovação da população. Se pensar que esses quase oito anos com o Rodrigo foi um período em que o país passou por uma crise política atrás da outra, uma crise econômica, uma situação preocupante no Rio de Janeiro com o processo de impeachment do governador, os municípios da região metropolitana andando para trás, vemos Niterói fazendo o caminho contrário, andando para frente. A cidade, nessa gestão do Rodrigo, saiu de 2013 com uma situação fiscal muito desfavorável, tínhamos uma dívida de curto prazo de cerca de 40% do orçamento anual e hoje temos uma cidade que tem um dos maiores índices de investimento per capita do país. Foi criada uma poupança para a cidade em que 10% de todo o repasse de royalts são reservados para o futuro. A cidade que se arrumou na parte da gestão. Enquanto vemos um cenário geral de recuo, temos Niterói andando para frente com políticas muito sintonizadas com o que está acontecendo em outros países, como na Europa”.
Ainda em relação à gestão da prefeitura, Axel comentou sobre o trabalho realizado ao combate da Covid-19 na cidade e o destaque positivo recebido pela impressa internacional.
“Com essa pandemia, Niterói teve políticas públicas que foram reconhecidas pela impressa internacional. O trabalho que foi feito de enfrentamento da Covid foi notícia no Le Mond, da França, no El País, da Espanha, no The Guardian, da Inglaterra e etc, sempre com uma repercussão muito positiva. Quando vemos o que está acontecendo agora com os países europeus, inclusive a própria Itália, as políticas de retomada da economia, de retomada da geração de emprego, de renda, são políticas muito parecidas com o que estamos aplicando aqui, voltadas para o tema sustentabilidade”.
Petraglia, organizador do evento, citou a importância da imigração italiana na história de Niterói e agradeceu a presença das 48 pessoas que estavam no encontro.
“Gostaria de agradecer a todas as grandes presenças aqui hoje. Temos aqui uma história muito importante. A comunidade italiana tem seis mil famílias na cidade, segundo levantamento do historiador Julio Vanni, como o Pietro Polizzo, presente hoje, que é um símbolo dessa luta da imigração italiana, que veio para cá vender jornal no sinal e chegou a ter 500 bancas [de jornal]; presente também, temos aqui o meu primo Benito Petraglia, presidente da Unimed Leste Fluminense, que nasceu na Itália, em uma cidadezinha chamada Sacco, que tem uma curiosidade muito interessante: a população da cidade imigrou para Nova York e para Niterói, e na cidade, que tinha 4 mil pessoas, sobraram apenas 500, deixando uma família muito grande em Niterói e outra em Nova York. Temos aqui também Leleco Barbosa, filho do Chacrinha que atravessou a ponte pra prestigiar a ocasião,o André Valle Migliora, que fundou recentemente a cervejaria Masterpiece e tem vários hotéis na cidade, descendente do fundador da fábrica de fósforos criada no bairro do Barreto, Fiat Lux e muitos outros nomes. Gostaria de agradecer a presença de todos”.
Além dos presentes, o cônsul geral da Itália no Rio de Janeiro Paolo Miraglia e o presidente da Academia Brasileira de Letras Marco Lucchesi, que não puderam comparecer, enviaram uma saudação a Grael.
Descendente de dinamarqueses, mas com laços fortes com a Itália, o candidato a prefeito ainda contou aos líderes italianos presentes um pouco sobre a história de sua família, da relação de seu irmão, o velejador Torben Grael, com o país da bota e propôs estreitar ainda mais a relação entre Niterói e Itália.
“Sou de família dinamarquesa, mas tenho laços fortes com a Itália. Meu pai era de uma cidade pequena do interior de São Paulo, uma colônia de Alemães e Italianos, e na época da Guerra tiveram muitos problemas e várias famílias ‘aportuguesaram’ seus nomes. A nossa família era Graal e meu bisavô trocou para Grael. Além do lado dinamarquês, tenho muitos familiares no interior de São Paulo, na cidade de Dois Corregos, com sobrenomes italianos. Meu irmão Torben morou e competiu pela Itália na America’s Cup, foi o tático do barco luna rossa, patrocinado pela Prada, e, recentemente, participou de uma competição disputando pela Itália.Temos muita ligação. E o que vocês fizeram para a construção da nossa cidade de Niterói, a construção da nossa economia, das nossas relações de convívio, é muito forte, então eu queria até me colocar a disposição de vocês para que pensemos numa forma de aproximar Niterói cada vez mais da Itália. A cidade sempre teve tradição de realizar encontros internacionais, podemos, também pensar em formas de aproximar culturalmente ainda mais Niterói da Itália. Mais uma vez vamos estar juntos, Niterói com a colônia italiana”.
Ao final do discurso de Grael, Bruno Marasco, chef do Da Carmine e anfitrião do almoço, em conjunto com Carmine Marasco, reiterou que “a comunidade italiana está toda com o Axel”.
Perfil
Axel Schmidt Grael, 62, é engenheiro florestal, gestor público e ambientalista. Na década de 1970 iniciou suas atividades como ambientalista com a criação do Movimento de Resistência Ecológica (MORE), organização pioneira do movimento no Rio e em Niterói. Liderou iniciativas em defesa da Baía de Guanabara e na campanha que resultou na criação do Parque Estadual da Serra da Tiririca.
Em 1991, foi nomeado para a sua primeira experiência governamental, como presidente do IEF – Instituto Estadual de Florestas. Depois disso, presidiu também a FEEMA – Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente em duas gestões (1999-2000 e 2007-2008) e foi Subsecretário de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro. É funcionário público de carreira, aprovado em Concurso Público para engenheiro florestal da Prefeitura do Rio de Janeiro.
De 2013 a junho de 2020, atuou na Prefeitura de Niterói como vice-prefeito (2013 a 2016), secretário Executivo e secretário municipal de Planejamento, participando ativamente, ao lado do prefeito Rodrigo Neves, da captação de recursos, elaboração de projetos e implantação de ações nas diferentes áreas de atuação do Município.
No terceiro setor, destaque para sua atuação no Projeto Grael, fundado em 1998. Desde então, mais de 17 mil jovens e crianças da rede pública de ensino tiveram iniciação esportiva por meio da vela e foram preparados para o mercado de trabalho.
Nasceu em São Paulo devido às mudanças constantes de lar por conta da carreira militar do pai, mas possui raízes em Niterói desde a chegada do avô, Preben Schmidt, em 1924, oriundo da Dinamarca. Casado com Christa Vogel Grael, é filho de Ingrid Schmidt e do coronel Dickson Melges Grael e irmão dos medalhistas olímpicos Torben Grael e Lars Grael.