O Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, em colaboração com o Centro de Artes da UFF, promove nos dias 4 e 5 de setembro, às 20h, no Teatro de Artes da UFF, em Niterói, o espetáculo Romeo e Giulietta 1.1. La Sfocatura dei Corpi. A apresentação é da Companhia italiana Zappalà Danza/Scenario pubblico, com coreografia e direção de Roberto Zappalà.

A apresentação executada por Maud de la Purification e Antoine Roux-Briffaud, com textos de Nello Calabrò, direção técnica de Sammy Torrisi e músicas de John Cage, Pink Floyd, Elvis Presley e Serguei Prokofiev, conta com o apoio da Aliança Francesa e da Scuola di Cultura di Niterói.

O espetáculo também será apresentado em Vitória, no Espírito Santo, no dia 3 de setembro, no Teatro Sesc Glória, e em Salvador no dia 7 de setembro, no Teatro Sesc Casa do Comércio.

A Compagnia Zappalà Danza, fundada em 1990 por Roberto Zappalà, é considerada hoje pela crítica europeia uma das companhias mais interessantes da dança contemporânea italiana, e recebe desde 1996 o apoio do Ministério da Cultura Italiana e da Região Sicília. A Cia se destaca pela disponibilidade de um repertório amplo e articulado de espetáculos, fruto do trabalho sinérgico entre Roberto Zappalà e o dramaturgo Nello Calabrò.

Ao longo dos anos, a Cia traçou um projeto em continua expansão e que permitiu a realização de produções diferentes, desde criações mais intimistas para poucos artistas até produções maiores que foram apresentadas em grandes teatros ou teatro de operas, até espetáculos para espaços não convencionais. Um elemento comum das criações de Zappalà, muitas delas contando com música ao vivo, é o trabalho rigoroso sobre a linguagem do corpo, uma metodologia que foi construída em 30 anos de atividade, chamada MoDem.

As produções assinadas por Roberto Zappalà foram apresentadas com sucesso nos outdoors de teatros e festivais internacionais em 27 países da Europa, América Central e do Sul, Oriente Médio, África do Sul, China e Coreia.