A Italia Transporto Aereo (ITA), sucessora da companhia aérea Alitalia, anunciou a compra de 28 aviões da Airbus na quinta-feira (30). Segundo o memorando de entendimento, os italianos consideram a empresa europeia como “parceira estratégica para sua frota”. Segundo o documento divulgado, a compra foi dividida em 10 modelos A330Neo, sete A220 e 11 A320Neo. As entregas desses últimos “começarão após o encerramento do Business Plan”.
Além disso, a nota ressalta que foi fechado um outro acordo com a empresa Air Lease Corporation para o fornecimento por leasing de outros 31 aviões da Airbus de nova geração, entre eles, “aeronaves de longo, médio e curto alcance”.
O pacto, ao longo do tempo, “terá 56 aviões Airbus em leasing em condições significativamente mais vantajosas do que aquelas da Alitalia”.
A ITA afirma que os primeiros modelos novos entrarão na frota já no fim do primeiro trimestre de 2022 e, até 2025, 70% da frota será formada por modelos de “nova geração” da Airbus.
O presidente executivo da ITA, Alfredo Altavilla, afirmou que a “parceria estratégica com a Airbus e a ALC é crucial para fazer uma mudança no nosso Business Plan para atingir o objetivo de operar uma nova frota que respeita o meio ambiente e com custos operacionais e de leasing significativamente baixos”.
Os primeiros voos da ITA estão programados para o dia 15 de outubro. (com dados da Ansa)