Início » Companhia aérea ITA Airways registra prejuízo de 486 milhões de euros em 2022 

Companhia aérea ITA Airways registra prejuízo de 486 milhões de euros em 2022 

29 de março de 2023 - Por Comunità Italiana
Companhia aérea ITA Airways registra prejuízo de 486 milhões de euros em 2022 

A ITA Airways, companhia aérea de bandeira da Itália, divulgou na terça-feira (28) um prejuízo de cerca de 486 milhões de euros em 2022 devido aos efeitos prolongados da pandemia de covid-19 e ao aumento dos custos de combustível. Segundo nota oficial, as receitas da empresa totalizaram 1,576 bilhão de euros. Já o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) está negativo em 338 milhões de euros.

Em 31 de dezembro de 2022, 418 milhões de euros estavam em caixa e o patrimônio líquido totalizava 524 milhões.

“O resultado do ano está consistente com a fase de ‘start-up’ da empresa num contexto de mercado ainda fraco nos primeiros meses do ano devido à persistência da Covid”, acrescenta o texto.

De acordo com a ITA, os resultados de 2022 também “foram significativamente impactados pelo aumento do custo do combustível após a eclosão do conflito russo-ucraniano, juntamente com a deterioração significativa da taxa de câmbio”.

Em 2022, a empresa “operou cerca de 97 mil voos regulares durante o ano e transportou cerca de 10,1 milhões de passageiros (1,3 milhão em 2021), conseguindo interceptar a recuperação do tráfego aéreo que se manifestou a partir da segunda metade do ano, aumentando a sua cota de mercado”.

Além disso, a ITA “atingiu 99% de regularidade das operações e 81% de pontualidade, alcançando resultados importantes apesar dos problemas críticos causados por um setor aeroportuário com problemas a nível internacional”.

Por fim, a companhia prevê “um crescimento substancial no volume de receitas impulsionado pela expansão da rede de destinos servidos garantido pelo aumento da frota, o que conduz a uma melhoria significativa no resultado operacional esperado”. (com dados da Ansa)

Comunità Italiana

A revista ComunitàItaliana é a mídia nascida em março de 1994 como ligação entre Itália e Brasil.

Leia também outras matérias da nossa revista.



Comentários

ENQUETE

Loading poll ...

NOSSO E-BOOK GRÁTIS

SIGA NAS REDES

HORA E CLIMA EM ROMA

  • Sun Cloud
  • 01h24
fique por dentro

Não perca
nenhuma
notícia.

Cadastra-se na nossa ferramenta e receba diretamente no seu WhatsApp as últimas notícias da comunidade.