19ª edição do FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL chega como um dos eventos mais esperados e reverenciados pelos amantes da sétima arte.
O Festival, que tem a Comunità Italiana como parceira, acontece entre 7 de novembro e 8 de dezembro, trazendo 29 títulos em sua programação.
Pelo terceiro ano, os filmes do Festival serão exibidos também presencialmente e gratuitamente no Brasil inteiro, em 120 salas, em mais de 80 cidades, além de sua transmissão via streaming
Este ano, o festival oferece tanto filmes inéditos no Brasil quanto uma retrospectiva temática dedicada ao humor no cinema italiano.
A Mostra Inéditos reúne obras fresquíssimas, produzidas entre 2023 e 2024, muitas das quais já brilharam nos mais prestigiados festivais internacionais, como Veneza, Cannes e Berlim. Esses filmes exploram temas universais e desafiadores, que vão das complexidades da sociedade contemporânea aos dramas mais íntimos e pessoais, oferecendo um retrato profundo da Itália de hoje. Alguns exemplos são: “Mais um verão em família” de Paolo Virzí, 2024; “Eu Capitão” de Matteo Garrone, 2023; “Romeu e Julieta” de Giovanni Veronesi, 2024.
A Mostra Retrospectiva, intitulada ‘O Humor do Cinema Italiano: de Totò a Roberto Benigni’, é um tributo aos grandes clássicos que construíram a história do cinema italiano, trazendo-nos de volta às raízes de uma tradição cinematográfica que influenciou gerações de cineastas ao redor do mundo. Esta é a oportunidade perfeita para redescobrir filmes que definiram uma época e que, mesmo com o passar do tempo, continuam a falar conosco com a mesma força. Alguns filmes: “Nápoles milionária” de Eduardo de Filippo, 1950; “Lo sceicco bianco” de Federico Fellini, 1952 “O pequeno diabo” de Roberto Benigni, 1988; “A viagem do capitão Tornado” de Ettore Scola, 1990;.
Para maiores informações segue o link do Festival.