Em uma corrida praticamente perfeita para a Ferrari em Melbourne, o piloto espanhol Carlos Sainz venceu no domingo (24) o Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1 e viu seu companheiro de equipe, Charles Leclerc, ficar em segundo lugar. O triunfo foi muito importante para Sainz, pois quebrou a hegemonia de Max Verstappen, da Red Bull, e mostrou que está recuperado da apendicite que o tirou o GP da Arábia Saudita.
A boa corrida do monegasco também foi importante, já que a escuderia de Maranello não conseguia protagonizar uma dobradinha desde 2022.
Após vencer na Inglaterra em 2022 e em Singapura no ano seguinte, Sainz conquistou sua terceira vitória na F1 em Melbourne. O britânico Lando Norris e o australiano Oscar Piastri, da McLaren, e o mexicano Sergio Pérez, da Red Bull, completaram a lista dos cinco primeiros.
Por fim, a prova ainda ficou marcada pelo abandono do tricampeão Max Verstappen, da Red Bull, que colaborou com a dobradinha da Ferrari. O holandês teve um problema nos freios e abandonou logo na terceira volta.