“Migranti di Ieri, Migranti di Oggi” é tema do evento, que falará sobre os fluxos migratórios ao longo da história

Em meio a XVIII Semana da Língua Italiana no Mundo, iniciativa promovida pelo Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália, o Instituto Italiano de Cultura, em colaboração com a Comunità Italiana, apresenta a conferência Migranti di Ieri, Migranti di Oggi com o prof. Emilio Franzina, no dia 30 de outubro, às 18h30. A conferência será realizada em italiano.

Os fluxos migratórios de massa estão ocupando cada vez mais, e já a alguns anos, a agenda política de muitos países no mundo inclusive daqueles que no passado, como a Italia e o Brasil, experimentaram as causas e os efeitos bem relevantes de um crescimento e evolução dos respectivos grupos demográficos, econômicos e sociais.

A conferência planeja chamar a atenção sobre as características e sobre as transformações dos fluxos populacionais (de pequenos a grandes grupos de pessoas, mas também de indivíduos a inteiras comunidades). Nessa reconstrução o professor examinará as principais fases da imigração italiana no Brasil, dos primórdios em meados do XIX século, até os dias atuais.

Emilio Franzina

Historiador, professor aposentado da Universidade de Verona (Itália), é considerado um dos maiores estudiosos da emigração italiana no mundo., Como professor ordinário de História Contemporânea na universidade, dedicou-se aos estudos de História Social e Cultural dos séculos XIX e XX, ocupando-se, especialmente, do tema migrações. E’ autor de uma ampla bibliografia que constitui grande referência para os estudiosos da área.

Serviço:

Conferência Migranti di Ieri, Migranti di Oggi com Emilio Franzina

Data: 30 de outubro de 2018

Horario: 18h30

Local: Istituto Italiano di Cultura – Av. Presidente Antonio Carlos, 40 / 4º Andar – Centro

Ingresso: Entrada franca