Com 903 partidas realizadas, o goleiro superou a marca história de 902 jogos do ex-zagueiro do Milan Paolo Maldini

Gianluigi Buffon se tornou o jogador italiano com mais partidas realizadas por clubes. Jogando pelo Parma, Juventus e PSG, o goleiro chegou aos 903 jogos e superou outra lenda: Paolo Maldini, que fez 902 partidas com o Milan. O recorde foi estabelecido no último sábado (28) em partida realizada no estádio da Juventus contra o SPAL, e deu a vitória por 2 a 0 para o time da casa.

– Estou satisfeito e orgulhoso por ter atingido esse recorde, mas ainda mais porque atingi aos 42 anos e em boa forma. Nunca pensei há seis ou sete anos atrás que estaria ainda tão forte – disse o Buffon à ‘TMW’.

Lenda do futebol italiano, Buffon retornou à Juventus nesta temporada após uma temporada frustrante no PSG. Na Velha Senhora, o goleiro jogou por 17 anos antes de se aventurar em Paris. Ao todo, conquistou nove títulos do Campeonato Italiano, quatro Copas da Itália e cinco Supercopas da Itália, além do título da Copa do Mundo (2006).

Retrospectiva

O primeiro jogo de Buffon foi a 24 anos atrás, em um famoso Parma e Milan. E logo em sua estreia, foi eleito o melhor em campo pela Gazzeta dello Sport, com nota oito. Nesta longa carreira, Buffon já conquistou quase todos os títulos que disputou, faltando somente a Liga dos Campeões. O auge do goleiro foi na Copa do Mundo de 2006, quando ajudou a Itália a ser tetracampeã mundial.

A Juventus venceu a SPAL, no último sábado, por 2 a 0, gols de Pjanic e Cristiano Ronaldo, e Buffon saiu sem sofrer gols. Dos 903 jogos de Buffon, 658 foram com a Juventus, 220 com o Parma e 25 com o PSG. Desse montante, o italiano ficou 406 partidas sem sofrer gols.